Domingo, 28 de setembro de 2025

Viajantes do Brasil que estejam vacinados poderão entrar no Reino Unido sem precisar fazer quarentena

Viajantes totalmente vacinados saindo do Brasil serão autorizados a entrar no Reino Unido sem a necessidade de realizar quarentena ao chegar no território britânico, segundo informou o jornal The Telegraph. A mudança, que deve ser anunciada na quinta-feira (7) e deve começar a valer ainda em outubro, vai ocorrer porque o País, assim como dezenas de outros, será retirado da “lista vermelha” de Londres.

Atualmente, caso uma pessoa tenha passado por um dos 54 países da “lista vermelha” nos últimos 10 dias antes de sua chegada ao Reino Unido ela só pode entrar no território se for uma cidadã britânica ou irlandesa, ou se tiver direito de residência no país.

O Reino Unido divide o nível de risco dos países em três grupos: vermelho, âmbar e verde. Nesta segunda-feira (4), no entanto, o governo do primeiro-ministro Boris Johnson deverá reduzir essa classificação para dois grupos: resto do mundo (ROW) e vermelho. De acordo com o Telegraph, o número de países da lista vermelha será encolhido de 54 para 9. África do Sul e México são outras nações que devem ser beneficiadas com a mudança.

Na nova classificação, pessoas que venham de um país do grupo ROW e estejam totalmente vacinadas também serão dispensadas de realizar um teste antes de embarcar para o Reino Unido, segundo o jornal Independent. No entanto, até o fim de outubro elas terão que fazer um teste dois dias após sua chegada.

Ainda de acordo com o Independent, a nova regra seria aplicada a pessoas que tenham sido totalmente imunizadas no Reino Unido ou com vacinas aprovadas no país, na Europa ou nos EUA. Isso engloba as vacinas da Pfizer, da AstraZeneca, da Moderna e da Janssen (dose única). Ainda não está claro, mas é possível que viajantes que estejam totalmente imunizados com a CoronaVac deverão ter que realizar um teste antes de partir para o território britânico e se isolar por 10 dias quando chegar.

A mudança irá facilitar a ida das delegações oficiais e da sociedade civil para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-26, que começa no dia dia 31 de outubro em Glasgow, na Escócia.

Em meados de setembro, a Alemanha também determinou que viajantes saindo do Brasil poderiam entrar em seu território sem necessidade de quarentena, tendo apenas que apresentar um teste negativo de covid-19 ao chegar ao país.

Para quem sai do Brasil, há outros destinos na Europa que permitem a entrada em seus territórios sem quarentena. Lugares como Suíça, Espanha, Finlândia e Islândia — esta requerendo também um teste negativo de covid — autorizam a entrada, desde que os viajantes estejam imunizados. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas pelas quatro nações.

Para quem quiser ir do Brasil a Portugal, basta apresentar um teste negativo. Já a França permite a entrada sem quarentena de pessoas vacinadas com os imunizantes aprovados pela agência de medicamentos da União Europeia. Para quem não cumpre o requisito, Paris só autoriza a chegada de viajantes do Brasil por motivos de urgência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Brasil registra 225 mortes por coronavírus em 24 horas
Veja como fazer empréstimo consignado após novas regras adotadas pelo INSS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play