Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de novembro de 2025
Em entrevista ao jornal espanhol AS, o vice-ministro do Esporte da Arábia Saudita, Ibrahim Almoaiqel, falou sobre o ambicioso projeto esportivo do país, o papel de Cristiano Ronaldo e as comparações com iniciativas anteriores de China e Catar.
Durante um evento de investimentos realizado em Madri, o político destacou que, embora o craque português seja uma lenda, o plano saudita vai muito além de sua presença.
Questionado sobre a importância de CR7, Almoaiqel reconheceu o impacto do jogador, mas fez questão de colocar o projeto acima de qualquer nome individual. Ele é um jogador lendário e teve um grande impacto. Mas ele é parte de uma era em que muitos jogadores se uniram a nós. Cristiano é definitivamente parte disso. Mas há muito mais, afirmou.
O vice-ministro ressaltou que a qualidade da liga local está em evolução e que o perfil dos atletas estrangeiros contratados tem mudado. A idade dos jogadores está diminuindo ano após ano. Temos todos os fundamentos para criar uma liga forte, completou.
Ao ser questionado se o projeto saudita seria uma repetição do que a China ou o Catar fizeram no passado, Almoaiqel rejeitou a comparação e garantiu que o plano é único e sustentável. “Definitivamente, na Arábia Saudita tentamos oferecer algo diferente. Nossa população é jovem e muito envolvida com o futebol. Queremos algo de longo prazo, com visão clara para desenvolver e sustentar o setor”, declarou.
Com a Copa do Mundo de 2034 no horizonte, o ministro confirmou que o investimento no futebol faz parte de um plano de transformação nacional. Ele destacou ainda que a prática esportiva no país cresceu de 13% da população em 2015 para 58% atualmente, evidenciando o impacto das políticas públicas. “Nosso país tem grandes ambições, seja construir um dos melhores clubes do mundo ou realizar grandes eventos como o Mundial”, finalizou.