Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de maio de 2025
Fernando Sarney, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pediu que a homologação do acordo que manteve Ednaldo Rodrigues no poder fosse suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O dirigente argumenta que, diante das denúncias de falsidade em uma das assinaturas que confirmou o acordo, o documento não é mais válido. Dessa forma, Ednaldo Rodrigues deveria ser afastado do cargo de presidente da CBF.
“(Fernando Sarney) pede que (o STF) suspenda imediatamente os efeitos do acordo ora impugnado por simulação de negócio jurídico, a qual se evidencia pelas provas robustas que demonstram a invalidade jurídica da assinatura do Sr. Antônio Carlos Nunes De Lima”, diz trecho do documento enviado por Sarney.
Desde que Ednaldo Rodrigues foi eleito ao cargo, em 2022, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro debate a legitimidade do pleito. A batalha judicial já dura mais de três anos.
Sarney é um dos vice-presidentes do atual mandato, que vai até 2026, mas não participará do próximo mandato de Ednaldo. O dirigente rompeu com o agora ex-companheiro de chapa.
A deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), conhecida como Daniela do Waguinho, pediu o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF após laudo apontar que a assinatura de Coronel Nunes, um dos envolvidos no acordo que manteve o baiano em posição de poder, teria sido falsificada.
Nunes é ex-vice da CBF e participou da chapa de Ednaldo Rodrigues. O pedido já está nas mãos do ministro Gilmar Mendes, que vai analisar a petição juntos às partes envolvidas.
Quem assume?
A instabilidade política que a CBF atravessa faz com que o corpo de vice-presidentes ganhe atenção. Caso o presidente, de fato, seja afastado, toda a chapa eleita também sai. Um interventor assume e é responsável por convocar novas eleições.
Já em caso de renúncia, cenário visto como pouco provável neste caso, o artigo 62 do estatuto da CBF prevê que o vice-presidente mais velho assume. É dever dele convocar, em até 30 dias, a Assembleia Geral Eleitoral para a eleição de um novo mandatário, que completa o mandato. Os candidatos podem ser apenas os vices, incluindo o interino.
O mandato de Ednaldo termina no fim deste ano. Ele já está reeleito até 2030. Caso aconteça um afastamento ainda em 2025, o vice que assume é o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, de 78 anos.
Entre os vice-presidentes, Antonio Aquino tinha a mesma idade, mas o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC) morreu em abril deste ano. Depois de Rubens, o mais velho é o paranaense Hélio Cury, de 75 anos.
Os outros vices são Francisco Novelletto (70), Fernando Sarney (69), Marcus Vicente (71), Reinaldo Carneiro Bastos (72) e Roberto Góes (58).
Noveletto, Sarney, Aquino e Vicente foram eleitos em 2018, com Rogério Caboclo. Eles integraram, em 2022, a chapa “Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro”, com Carneiro Bastos, Lopes, Cury e Góes.
Conhecido como Rubinho, o presidente da Ferj ocupa o cargo desde 2007. Em 2022, ele foi eleito para o sexto mandato. Seria o último, mas os clubes do Rio de Janeiro aprovaram, em dezembro de 2024, o fim da limitação de reeleições.
Lopes foi presidente do Bangu e chegou a atuar como vice de Eduardo Viana, o Caixa D’Água, seu antecessor na Ferj. No entanto, uma possível queda de Ednaldo não é tema de tanta atenção na Ferj. O entendimento é de que isso depende de instâncias superiores e que não há o que ser feito até haja, de fato, alguma decisão nesse sentido. Também se entende, contudo, que Rubinho é um nome experiente no futebol.
Chapa eleita para 2026 tem possibilidade de outro sucessor
A situação muda, porém, se Ednaldo Rodrigues se sustentar no cargo durante 2025, mas sofrer um eventual afastamento em 2026. Isso porque, a partir do próximo ano, ele já cumpre o segundo mandato, após eleição unânime, com votos favoráveis das 27 federações e dos 40 clubes das Séries A e B.
A Chapa “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, com mandato até 2030, não tem Rubens Lopes. O integrante mais velho é o presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar de Melo Quintanilha, de 79 anos.
Ele ocupa o cargo na entidade estadual desde a fundação, em 1990. Além disso, já foi deputado federal e senador por Tocantins, respectivamente, entre 1989 e 1995 e entre 1995 e 2011.