Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

loader

Vigilância ambiental realiza coleta de cães em Porto Alegre para diagnóstico de leishmaniose

A Evantropo (Equipe de Vigilância de Antropozoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (11), a partir das 9h30, ação de coleta de sangue de cães para realização de testes para Diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina na região da Unidade de Saúde Nova Ipanema. O ponto de saída será a sede do posto, na rua Nova Ipanema, 130, bairro Hípica, na Zona Sul da Capital.

Segundo a médica veterinária Daura Zardin, chefe da Evantropo, a iniciativa complementa uma operação realizada no final de setembro. A expectativa é de coleta de exames em 20 cães. A região registrou o 20º caso de leishmaniose visceral humana, uma criança que foi diagnosticada com a doença passou por tratamento e já está recuperada.

A operação tem objetivo de orientar a comunidade sobre o risco de transmissão da doença. A leishmaniose é uma doença causada por um protozoário da espécie Leishmania infantum. Trata-se de uma zoonose de evolução crônica que, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos.

Transmissão

A transmissão ocorre ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.

Os insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. Os insetos podem picar pessoas ou animais domésticos, como cães. Cachorros não transmitem a doença para humanos.

O primeiro caso foi registrado em Porto Alegre em 2016. Em 2021, a cidade teve a confirmação do 20º caso. Cinco pessoas com caso confirmado morreram.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Adesão ao RecuperaPoA já está em R$ 313,64 milhões
Preso em São Paulo líder de organização criminosa gaúcha investigado por homicídios e tráfico de drogas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play