Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Vigilância emite nota informativa à rede de serviços sobre a circulação do vírus da gripe H3N2 em Porto Alegre

A EVDT (Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis) da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) emitiu nesta terça-feira (28), nota informativa à rede de serviços de saúde da cidade alertando sobre a circulação do vírus Influenza A H3N2 (gripe) em Porto Alegre desde 12 de dezembro, ou seja, fora da sazonalidade esperada.

No documento, a EVDT destaca que a Influenza apresenta incubação de um a quatro dias, com maior transmissibilidade entre as primeiras 24 horas até 72 horas do período sintomático da doença, diminuindo em torno do quinto dia de início de sintomas.

Prevenção

As medidas de prevenção para a influenza são as mesmas recomendadas ao coronavírus: vacinação, uso correto de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e higienização frequente de mãos.

Tratamento

Diferente da Covid-19, que não tem medicamento indicado para tratamento, a influenza é tratada com antiviral Tamiflu (Fosfato de Oseltamivir). Usado de forma precoce, o medicamento pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a ocorrência de complicações da infecção pelo vírus.

O tratamento deverá ser indicado após avaliação clínica e com prescrição médica. O Tamiflu é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A vacina contra gripe/influenza é oferecida em todas as unidades de saúde da Capital, no horário de atendimento das mesmas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Petrobras supera R$ 6 bilhões em recursos recuperados da Operação Lava-Jato
Prefeitura de Porto Alegre implantará Programa de Conformidade Tributária a partir de janeiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play