Sexta-feira, 10 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de outubro de 2025
O Inter é um clube que carrega em sua história não apenas títulos nacionais e continentais, mas também momentos de superação que definem sua identidade. Relembre algumas das principais viradas que entraram para a memória afetiva do futebol brasileiro e sul-americano nas últimas três décadas.
Copa do Brasil – 1992
Após perder por 2 a 1 para o Fluminense no jogo de ida no Maracanã, o Inter precisava vencer no Beira-Rio. Com um gol de pênalti convertido por Célio Silva, o Colorado fez 1 a 0 suficiente para a primeira e única taça do clube na Copa do Brasil. Uma virada marcada pela força defensiva e pela pressão dos 45.777 torcedores presentes no estádio em 13 de dezembro de 1992.
Liberadores de 2006
Na partida de ida das quartas de final da Libertadores, o Inter perdeu por 2 a 1 de virada para a LDU, no Equador. No jogo de volta, em Porto Alegre, fez uma partida impecável e venceu por 2 a 0 com gols de Rafael Sobis e Rentería. A vitória colocou o time nas semifinais da campanha que culminaria no título continental.
Libertadores de 2010
Quatro anos depois, o Inter precisou de uma nova “remontada”. Nas oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2010, o Inter perdeu por 3 a 1 na Argentina, para o Banfield. No Beira-Rio, venceu por 2 a 0 e avançou pelo critério do gol qualificado. A virada foi um dos momentos mais marcantes da campanha que levou ao bicampeonato da América.
Copa do Brasil – 1997
Após perder por 2 a 0 para o Santos pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 1997, o Inter devolveu o placar no Beira-Rio com dois gols de Arílson. A decisão foi para os pênaltis, e o goleiro André brilhou ao defender duas cobranças, garantindo a classificação colorada.