Segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Vitória de Milei: partido do presidente da Argentina obtém 40% dos votos na eleição legislativa

O partido A Liberdade Avança, do presidente argentino Javier Milei, venceu as eleições legislativas realizadas no domingo (26) e deve ampliar de forma significativa sua base de apoio no Congresso Nacional. O pleito renovou cerca de metade da Câmara dos Deputados — 127 das 257 cadeiras — e um terço do Senado, com 24 das 72 vagas em disputa.

Com 99% das urnas apuradas, o partido de Milei conquistou 64 cadeiras na Câmara e 13 no Senado. O principal grupo de oposição, o Força Pátria, obteve 31 cadeiras na Câmara e 6 no Senado. Somados aos partidos aliados, o bloco peronista de oposição assegurou 44 vagas na Câmara e 7 no Senado.

Em discurso após o anúncio dos resultados, Milei classificou o resultado como “um dia histórico para a Argentina”. “O povo argentino resolveu deixar para trás 100 anos de decadência e persistir no caminho da liberdade, do progresso e do crescimento. Hoje começa a construção da Argentina grande”, afirmou o presidente, aplaudido por apoiadores em Buenos Aires.

O líder libertário também declarou que os eleitores deram um “basta ao populismo”. “Populismo nunca mais”, disse, em um dos momentos mais ovacionados de sua fala.

Segundo a autoridade eleitoral argentina, A Liberdade Avança obteve mais de 40% dos votos nas disputas para a Câmara, enquanto o Força Pátria alcançou 24% — ou 31% se incluídos os partidos aliados. O partido governista liderou em grande parte das províncias, incluindo Buenos Aires, a mais populosa do país, onde Milei havia sido derrotado em eleições locais em setembro.

A participação eleitoral foi de 67,9%, conforme dados oficiais. A imprensa local classificou o resultado como surpreendente. O jornal La Nación descreveu a vitória como “impactante” e uma “vitória esmagadora em todo o país”.

A eleição funcionou, na prática, como um referendo sobre o governo de Javier Milei, que está em seu segundo ano de mandato. O presidente votou pela manhã no bairro de Almagro, em Buenos Aires, e, ao fim da tarde, acompanhou a apuração no hotel Libertador, ao lado de dirigentes e parlamentares de seu partido.

A expectativa do governo era justamente ampliar a presença no Congresso. Até então, A Liberdade Avança contava com apenas 37 dos 257 deputados e seis dos 72 senadores. Já o movimento peronista detinha a maior minoria em ambas as Casas e tinha metade de suas cadeiras em disputa nesta eleição.

Nos últimos meses, o Congresso havia derrubado vetos presidenciais a projetos que ampliavam recursos para universidades públicas, assistência médica pediátrica e programas voltados a pessoas com deficiência. Com o novo resultado, o partido de Milei deve garantir ao menos um terço das cadeiras em ambas as Casas — número suficiente para bloquear futuras tentativas de reversão de seus vetos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump avalia planos de ataque a supostas instalações e rotas do tráfico de drogas dentro da Venezuela
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play