Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de setembro de 2025
O WhatsApp começou a liberar uma ferramenta de tradução de mensagens dentro do próprio aplicativo, disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS. A novidade permite traduzir textos em conversas individuais, grupos e canais, sem necessidade de apps externos.
O recurso já chega para seis idiomas em Android (português, inglês, espanhol, russo, hindi e árabe) e 19 no iOS, incluindo francês, japonês, chinês e coreano. Segundo a empresa, os usuários de Android ainda podem ativar a tradução automática para uma conversa inteira, traduzindo todas as mensagens futuras sem precisar selecionar cada texto manualmente.
A tradução é realizada diretamente no aparelho, o que garante que o conteúdo das mensagens não seja enviado para servidores externos, mantendo a privacidade dos usuários. A função, porém, está limitada a mensagens de texto e não funciona com áudios.
A Meta, controladora do WhatsApp, vem expandindo ferramentas de tradução em suas plataformas. Na última terça-feira (23), a empresa lançou no Brasil a segunda geração dos óculos Ray-Ban Meta, que tem tradução em tempo real por comando de voz, disponível em português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol.
Como usar
Para utilizar a tradução no WhatsApp, o primeiro passo é atualizar o aplicativo. Depois, é só entrar em qualquer conversa, pressionar e segurar a mensagem que deseja traduzir e tocar na opção Traduzir. Caso seja a primeira vez usando determinado idioma, será necessário baixar o pacote correspondente tocando em Baixar no aviso que aparecerá.
Após baixar o idioma, o usuário pode selecionar a tradução diretamente na conversa. No Android, existe a opção de ativar a tradução automática da conversa inteira, permitindo que todas as mensagens recebidas posteriormente nesse chat sejam traduzidas sem esforço adicional.
O recurso funciona em mensagens individuais, grupos e canais, mas não é compatível com áudios. A liberação é gradual, então nem todos os usuários terão acesso imediato, mas, de acordo com a empresa, o lançamento é mundial e chegará a todos os aparelhos nos próximos dias.
(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)