Domingo, 03 de julho de 2022

loader

WhatsApp Web lento? Estas dicas ajudam a usar o aplicativo no computador

Usar o WhatsApp Web passou a ser uma tarefa irritante por conta da lentidão em sincronizar mensagens da rede social. Porém, enquanto a empresa trabalha em uma solução, os usuários usam a criatividade. A seguir, veja algumas dicas para tentar amenizar o problema, mesmo que elas não resolvam por completo em todos os casos.

Limpe os dados

Um procedimento que pode te ajudar é fazer a limpeza dos dados do WhatsApp. A fórmula é simples: quanto menos conversas, vídeos e áudios a ferramenta tiver que carregar, mais rápida será a conexão, seja via navegador ou app para o computador.

Seria ideal que o WhatsApp conseguisse processar esses dados de uma forma mais rápida, porém, enquanto a atualização não chega, excluir arquivos de mídia antigos e que não tem mais utilidade pode funcionar.

Gerencie o armazenamento

Com o menu de configurações aberto, toque em “Armazenamento e dados” e, na sequência, vá até “Gerenciar armazenamento”. Uma nova tela com informações sobre os arquivos deve aparecer. Escolha o que deseja acessar, selecione, e clique no ícone de lixeira, posicionado no canto inferior direito. Pronto! Pode ser necessário também excluir algumas conversas para que o carregamento fique mais rápido. O processo é o mesmo do tutorial acima.

Troque o navegador

Caso o WhatsApp Web permaneça lento, trocar de navegador pode ser a solução. Em meus testes, o Firefox foi ligeiramente mais rápido que o Google Chrome na hora de baixar e sincronizar as mensagens do meu celular.

Além disso, há relatos no Reddit que o navegador da Mozilla realmente tem desempenho superior ao seu rival. Cabe experimentar para saber como a ferramenta se comporta no seu computador, inclusive, com outros navegadores, como o próprio Edge, da Microsoft.

Windows e Mac

Uma dica que pode ser útil para alguns usuários é usar o aplicativo dedicado para Windows e Mac. Claro que o método não é 100% efetivo, mas é possível ter uma experiência um pouco mais agradável – e menos irritante.

O que acontece é o seguinte: a primeira conexão feita pelo usuário, independente da plataforma, tende a ser mais lenta do que o convencional, principalmente se você tem uma grande quantidade de mensagens não lidas e mídias para carregar.

A ferramenta precisa fazer o download de todas as suas conversas do smartphone, para assim, conseguir exibi-las no computador.

Entretanto, foi possível notar que muitas vezes a versão Web exibe mensagens já lidas como não lidas, o que não acontece no app para desktop. Em todo caso, vale o teste.

O aplicativo do WhatsApp pode ser baixado na Microsoft Store, para Windows, ou na AppStore, caso use Mac.

WhatsApp Beta

Por fim, relatos de usuários no Twitter mostram que pode ser mais efetivo recorrer ao WhatsApp Beta que usa a Plataforma Universal do Windows (UWP) para entregar uma experiência mais integrada ao sistema da Microsoft. Também testamos essa versão do aplicativo, e o tempo de carregamento de mensagens foi menor que no WhatsApp Web.

Vale ressaltar, porém, que essa é uma versão de natureza mais instável, já que está em fase de testes. Isso quer dizer que a plataforma pode apresentar bugs ou algum comportamento inesperado eventualmente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Telegram muda regras e proíbe uso para atividades ilegais como terrorismo e abuso infantil
Oxford começa a testar vacina contra câncer de próstata, pulmão e ovário
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play