Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026

XIII Fórum Econômico Gaúcho reúne lideranças para debater desenvolvimento e investimentos

O futuro do desenvolvimento do Rio Grande do Sul (RS) estará em pauta no XIII Fórum Econômico Gaúcho, que acontece na quinta-feira (5), em Xangri-Lá, no Litoral Norte. Reconhecido como um dos principais espaços de diálogo sobre a economia estadual, o evento reúne lideranças políticas, empresariais e institucionais, a fim de discutir sobre temas estratégicos como inovação, tecnologia, agronegócio, indústria, planejamento, comércio etc. 

Entre os participantes está o deputado estadual Ernani Polo, que destaca a relevância e a trajetória do encontro. “São expectativas positivas… Um evento já consolidado, tradicional, que já aconteceu em diversas edições e que, agora, mais uma vez, nós estaremos no litoral, como tradicionalmente também é realizado”, afirma Polo. Segundo ele, o fórum se caracteriza por reunir empreendedores de diferentes setores da economia, promovendo um debate qualificado sobre o passado, o presente e o futuro do estado.

O parlamentar acredita que um dos temas a ser abordado está relacionado aos avanços recentes da economia gaúcha, especialmente, no que diz respeito ao setor de investimentos. “Nós acabamos de consolidar números de 2025. Chegamos a R$90 bilhões de investimentos no ano de 2025, uma cifra muito expressiva”, pontuou. A justificativa está atrelada à realização de aportes em novas fábricas, centros de tecnologia e ampliação de empresas em todas as regiões estaduais. Polo ainda afirma que esses resultados são reflexo de um ambiente construído com diálogo, confiança e equilíbrio das contas públicas.

No evento, o deputado será o coordenador de um dos painéis e pretende compartilhar a experiência adquirida à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS. “A experiência que tivemos como Secretário do Desenvolvimento Econômico é muito importante, nos trouxe muito aprendizado, nos deu a oportunidade de conhecer todos os setores da nossa economia gaúcha, nós temos uma economia muito diversificada”, destaca. Ele afirma que o momento será de escuta e troca com os empreendedores.

Ao projetar os desafios para 2026, o deputado também chama atenção para o cenário econômico nacional e internacional. “A gente vive numa economia globalizada. Há um problema de muita insegurança com relação aos investimentos, taxa de juros, e isso afeta, isso traz uma instabilidade muito grande”, alerta.

Ainda assim, Polo demonstra expectativa por um ambiente mais favorável no futuro. “O desejo é de que a gente possa, a partir de um novo cenário nacional futuro, trazer mais estabilidade, previsibilidade, segurança jurídica. Isso vai, sem dúvida também, fazer com que a gente possa retomar com mais força os investimentos em nível nacional. Isso vai trazer reflexos positivos também à economia gaúcha”, conclui.

O Fórum Econômico Gaúcho foi idealizado e organizado pela Rede Pampa. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser realizadas pelo site.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de FÓRUM ECONÔMICO GAÚCHO

XIII Fórum Econômico Gaúcho debate retomada e perspectivas de crescimento no pós-enchentes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play