Sábado, 24 de janeiro de 2026

Zelensky diz que reuniões com Rússia e Estados Unidos foram construtivas e podem continuar semana que vem

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as conversas trilaterais entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos, concluídas nos Emirados Árabes Unidos, foram “construtivas” e que novas reuniões poderão ocorrer na próxima semana. Zelensky também afirmou que representantes militares identificaram uma lista de assuntos para discussão em uma possível reunião futura.

Em uma publicação na rede social X, o ucraniano disse que foco central das discussões foram os possíveis parâmetros para o fim da guerra.

“Este foi o primeiro encontro dentro desse formato em bastante tempo: dois dias de reuniões trilaterais. Muitos temas foram discutidos, e é importante que as conversas tenham sido construtivas. O foco central das discussões foi os possíveis parâmetros para o fim da guerra. Valorizo muito a compreensão da necessidade de monitoramento e supervisão dos Estados Unidos no processo de encerramento da guerra e de garantia de uma segurança real”, disse Zelensky.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, ao comentar neste sábado (24) as perspectivas de novas conversas com delegações ucranianas em Istambul, afirmou que Moscou permanece aberta à continuação do diálogo, informou a agência de notícias estatal RIA. Um porta-voz do governo dos Emirados Árabes Unidos disse que as conversas se concentraram nos “elementos pendentes” da proposta de paz dos EUA.

O porta-voz afirmou que as conversações incluíram “diálogo direto” entre representantes dos dois países e ocorreram em um “ambiente construtivo e positivo”. Antes mesmo do primeiro dia de conversas, o presidente ucraniano já havia dito que a questão territorial — incluindo a possível concessão da região ucraniana do Donbass — seria o ponto central das negociações.

A delegação ucraniana estava representada pelo Ministro da Defesa, Rustem Umerov, o líder do governo no parlamento ucraniano, o vice-chanceler ucraniano e militares de alta patente. Do lado americano, participaram Steve Witkoff, Jared Kushner, Dan Driscoll, Alexus Grynkewich e Josh Gruenbaum. O lado russo, por sua vez, estava representado por integrantes da inteligência militar e das forças armadas.

A segunda rodada de conversas em Abu Dhabi começou logo após cidades ucranianas enfrentarem uma madrugada de intensos ataques aéreos russos, que deixaram mortos e feridos e interromperam o fornecimento de energia para milhões de moradores em pleno inverno rigoroso.

Em Kiev, drones e mísseis russos mataram uma pessoa e deixaram mais 4 feridas, segundo o chefe da Administração Militar da Cidade de Kyiv, Tymur Tkachenko.

Na segunda maior cidade do país, Kharkiv, 27 pessoas ficaram feridas, informou o chefe da administração regional de Kharkiv, Oleh Syniehubov. (Com informações do portal g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula afirma estar “indignado” com a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos
Prouni 2026: Rio Grande do Sul tem 35 mil bolsas ofertadas no primeiro semestre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play