Quinta-feira, 28 de março de 2024

A Parada Livre de Porto Alegre será realizada neste domingo no Parque da Redenção

A 22ª edição da Parada Livre de Porto Alegre será realizada neste domingo (18), a partir das 13h, no Parque Farroupilha (Redenção), junto à avenida Setembrina. A prefeitura, por meio da Coordenadoria da Diversidade Sexual da SMDSE (Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte), apoia o evento, que é organizado por 18 coletivos LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Porto Alegre.

“Assim que fomos procurados pelos organizadores, fizemos um esforço conjunto com as demais secretarias envolvidas para viabilizar o evento. Não houve repasse financeiro em espécie, mas com a isenção das taxas de uso de espaço público, que representam cerca de R$ 8 mil, e a disponibilização dos serviços necessários nos tornamos parceiros do evento”, destaca a secretária Denise Ries Russo.

A parada é realizada há mais de 20 anos na Capital, com o objetivo de celebrar a diversidade e chamar a atenção para o trabalho de redução da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis. “A Parada é para pedir respeito a esta causa e mostrar que a comunidade LGBTI não está sozinha. Um momento para celebrar e mostrar força”, ressalta o coordenador da Diversidade, Daniel Boeira.

Os organizadores querem reunir não apenas a população LGBTI, mas qualquer pessoa que apoie a bandeira da diversidade e a não violência. Com cinco trios elétricos, estão programadas apresentações de drag queens, transformistas, grupos de danças e músicos. A Parada Livre não é a única desse segmento realizada em Porto Alegre. No primeiro semestre, a Capital sedia a Parada de Luta LGBTI, também no Parque Farroupilha.

Trânsito

Devido à 22º edição da Parada Livre, neste domingo, com previsão de 60 mil pessoas, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) informa a necessidade de medidas de trânsito desde sexta-feira (16). A concentração do evento será no Largo Francisco Brochado da Rocha, na avenida Setembrina, junto ao Parque Farroupilha (Redenção).

– Sexta-feira, 16: bloqueio do estacionamento da avenida Setembrina, junto ao Largo Professor Francisco Brochado da Rocha, a partir das 18h desta sexta-feira até o final do evento, na tarde de domingo (18). Não haverá necessidade de desvio de trânsito na avenida Setembrina na sexta-feira e no sábado (17).

– Domingo, 18: início da caminhada, às 17h, pelas seguintes vias: Setembrina, Osvaldo Aranha, José Bonifácio, João Pessoa, Luiz Englert, com bloqueios momentâneos de trânsito, com retorno dos participantes ao palco localizado no Largo Professor Francisco Brochado da Rocha.

Poderá haver bloqueio total de trânsito na avenida Setembrina durante o evento, no domingo, com desvio de circulação pela Paulo Gama até a Osvaldo Aranha, de acordo com monitoramento pelos agentes de fiscalização da EPTC. As informações serão atualizadas pelo twitter @EPTC_POA.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Tarifa da água em Porto Alegre é reajustada em 8,68%
Saiba mais sobre a privatização da Freeway e de outras estradas federais no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play