A prefeitura de Porto Alegre espera 100 mil pessoas na virada do ano na nova orla do Guaíba

Nesta segunda-feira (31), Porto Alegre vai receber 2019 com música e queima de fogos de artifícios no novo cartão postal da cidade, a Orla Moacyr Scliar. O Réveillon de Porto Alegre – Pro Ano Nascer Feliz – tem a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, segundo a prefeitura.

“Será o momento de confraternização, em um espaço revitalizado. Os recursos para a realização da festa, que não acontecia há dois anos, são oriundos de empresas privadas e de patrocinadores. Tivemos a precaução de utilizar fogos sem estampido, que produzem efeitos de luzes e cores, não sendo utilizados elementos que produzem barulho”, explica o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Na manhã de sexta-feira, a secretária municipal de Segurança, Claudia Rocha, e o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, estiveram reunidos com representantes de diferentes órgãos do município e Estado para mais uma reunião que tratou de medidas preventivas na área da segurança e na atuação operacional durante o evento.

A partir das 19h30, o palco começa a receber os shows da programação que se estende até as 2h da madrugada do dia 1º de janeiro. Atrações como os sertanejos Marcelo & Vanutti, Kadinho e Banda com pagode e, às 23h, Papas da Língua, o show principal de uma das bandas mais importantes do cenário musical do Rio Grande do Sul.

Com 140m², o palco estará localizado no deque em frente à Usina do Gasômetro. Patrocinam o Réveillon de Porto Alegre, a Casa Maria Bazar e Utilidades e Marsala Alimentos, com o apoio da Federação Afro Umbandista e Espiritualista e Associação de Gastronomia Itinerante do Rio Grande do Sul. O evento contará com posto médico e ambulâncias, policiamento, banheiros químicos, food trucks com alimentos e bebidas.

O secretário Luciano Alabarse, responsável pela coordenação do evento, diz que os porto-alegrenses estavam insatisfeitos com a ausência da festa. “Devolver para a cidade a festa da virada reforça o sentimento de renovação que vem junto com o Ano Novo. O nosso empenho é para que seja uma celebração com a cidade”, ressalta.

Show pirotécnico

Uma das atrações mais esperada da festa é a queima de fogos que terá duração de 10 minutos. “Serão utilizados fogos sem estampido, que produzem efeitos de luzes e cores. Não serão empregados elementos que produzem barulho, embora haja algum tipo de ruído na projeção e na abertura”, explica Leandro Orça, responsável pela pirotecnia. O espetáculo vai utilizar 1,5 tonelada e será executado pelo grupo Vision Show, empresa responsável pelos shows pirotécnicos mais imponentes do Brasil, incluindo a queima de fogos do Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Como chegar

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) elaborou um planejamento especial para trânsito e transporte. Os desvios e bloqueios iniciam às 7h desta segunda e se estendem até as 5h desta terça.

Olhos Atentos

A obra localizada na orla Moacyr Scliar será utilizada pela Guarda Municipal e pela Brigada Militar para monitoramento de segurança durante o evento, período que o monumento estará fechado para acesso ao público. “A medida reflete nossa permanente preocupação com a segurança das pessoas. O bloqueio de acesso evita aglomeração de pessoas sobre a estrutura, o que ofereceria risco, e ainda oferece à Brigada e à Guarda uma visão privilegiada da orla, sendo estratégico para controle e vigilância”, explica o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde estará com uma equipe para atuar em situações urgentes, com médico, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, motorista e auxiliar de serviços gerais. A Unidade Móvel de Saúde e uma ambulância de suporte básico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estarão no local.

Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança organiza o plano de segurança envolvendo Guarda Municipal, Defesa Civil, Escritório de Eventos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Brigada Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar. O Ceic (Centro Integrado de Comando de Porto Alegre) também acompanhará as ações.

Recanto Místico

Além das atrações musicais, a festa vai oferecer ao público o Recanto Místico, com bênçãos e limpeza espiritual. Também estarão disponíveis passeios de barco, com pagamento de ingresso no Cisne Branco, Bela Catarina, Noiva do Caí e POA 10.

Passeios de Barco

As embarcações de Turismo de Porto Alegre terão uma programação especial no Réveillon. Os embarques acontecem no píer do Gasômetro – avenida João Goulart, 551. Informações sobre horários, percursos, valores e ingressos nos guichês no local de saída das embarcações – Atracadouro Turístico da Orla Moacyr Scliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *