A procuradora-geral do Município assume a prefeitura de Porto Alegre nesta sexta-feira

A procuradora-geral do Município, Eunice Ferreira Nequete, assume a prefeitura de Porto Alegre nesta sexta-feira (23) devido à viagem do prefeito Nelson Marchezan Júnior para os Estados Unidos.

O vice-prefeito da Capital gaúcha, Gustavo Paim, viajou nesta quinta-feira (22) para a Espanha, onde ficará até segunda-feira (26) para participar do Congresso Internacional ConsulCon 2018 Repensando o Futuro da Cidade e a Tansformação Social.

Terceiro na ordem sucessória, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nalgestein, participa da comitiva do chefe do Executivo na viagem aos Estados Unidos.

A procuradora-geral ficará no cargo de prefeita em exercício até segunda-feira, quando o vice-prefeito retornará à cidade. Essa será a segunda vez que Eunice assumirá o comando do município. A primeira foi em 2017.

Antes dela, as procuradoras Eulália Guimarães, Mercedes Rodrigues e Cristiane da Costa Nery já haviam assumido a prefeitura. Nos últimos 20 anos, outras três mulheres já assumiram o cargo de prefeito: as ex-presidentes do Legislativo municipal Margareth Moraes, Maria Celeste e Sofia Cavedon.

Eunice Ferreira Nequete é graduada em Direito pela Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e mestra em Direito do Estado e Teoria do Direito pela mesma universidade. É professora assistente do Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Ufrgs, lecionando igualmente na Faculdade de Administração da mesma Universidade a disciplina de Direito Administrativo. Foi procuradora-geral do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 1995-1999.

Viagens

Na sua viagem aos Estados Unidos, o prefeito Nelson Marchezan Júnior se reunirá, em Washington, com representantes do Banco Mundial para tratar de inovação e infraestrutura. Acompanhado do secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, e de integrantes da Aliança pela Inovação, além de vereadores, Marchezan quer avançar em negociações para ter retornos de investimentos já em 2019.

O vice-prefeito Gustavo Paim viajou para a Espanha a convite da prefeitura de Madri, por meio da Direção-Geral de Participação Cidadã. Segundo informações da prefeitura de Porto Alegre, ele se junta a representantes de instituições e líderes de outras cidades do mundo para discutir experiências no âmbito da participação cidadã. Com foco principal no aniversário de 30 anos de uma das mais antigas formas de participação popular em governos, Paim apresentará o OP (Orçamento Participativo) de Porto Alegre durante o evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *