Terça-feira, 23 de abril de 2024

Governo bloqueia mais de 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

Por Jornal O Sul

O governo bloqueará 2.724 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir deste mês. O objetivo é congelar, ao todo, R$ 300 milhões previstos para pesquisas em 2019. A confirmação veio através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

As bolsas que tiveram o congelamento confirmado são de cursos que totalizaram nota três, de uma escala que vai até sete, o que significa que estão há 10 anos com notas abaixo da expectativa. Serão afetadas 2.331 bolsas de mestrado, 335 bolsas de doutorado e 58 de pós-doutorado.

Os bolsistas atuais não terão suas bolsas e pesquisas suspensas, porém, a partir de agora, haverá extinção de oferta.

Já as bolsas internacionais sofrerão um remanejamento do Programa Institucional de Internacionalização (Print) e das 5.913 bolsas previstas para 2019, somente 4.139 serão ofertadas. Além disso, o programa de quatro anos, passará a ter duração de cinco. O Print oferece tanto bolsas para brasileiros estudarem no exterior quanto bolsas para estrangeiros estudarem no país e, até o momento, 36 instituições foram selecionadas para fazer parte do programa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Jair Bolsonaro pretende banir multa para condutor que transportar criança sem cadeirinha
Ministro da Economia confirma que não haverá concursos públicos nos próximos anos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play