Gramado terá quatro Concierges Turísticos e Culturais

A prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, realizou concessão de espaços públicos com o objetivo de revitalizar os antigos Largos Culturais. Os quatro espaços serão revitalizados, passando a se chamar Concierge Gramado e estarão sob administração do Display Card.

A prefeitura afirmou que percebeu nestes espaços uma oportunidade de transformá-los em locais atrativos e modernos seguindo o conceito Smart Cities, isto é, cidades inteligentes, onde um espaço urbano torna-se inovador utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos, atendendo as necessidades das pessoas.

Os Concierges de cidades são uma iniciativa inédita – única no Brasil. São voltados para atender o visitante, valorizar o destino, apresentando o que a cidade tem de melhor. Além disso, tem o intuito de tornar-se um espaço de convivência harmônica entre visitantes e comunidade, inclusive com mobiliário urbano que proporciona segurança e conforto, sem falar na acessibilidade que facilita a chegada de pessoas com mobilidade reduzida.

Cada Concierge terá sua identidade e infraestrutura definida pela localização. Terá também seu calendário de atividades, atendimento permanente, equipe própria e horário de funcionamento conforme a demanda turística. O conceito dos Concierges são: cultura, turismo, sustentabilidade e tecnologia.

Sustentabilidade

Os Concierges terão infraestrutura moderna e inovadora, com forte conceito de sustentabilidade. Para o projeto de sustentabilidade foram selecionados materiais que em sua construção propõe minimizar o consumo de recursos naturais e potencializar a sua reutilização.

Toda a estrutura é em ferro e madeiras autoclavadas de florestas renováveis; telhado verde que proporciona conforto térmico e beleza, utilizando espécies nativas da região, placas fotovoltaicas para geração de energia, que permitem a iluminação do ambiente – feita por lâmpadas de LED, carregadores de celulares e equipamentos eletrônicos –, além de retornar seu excedente de energia para a rede pública do município; lixeira ecológicas com separação de materiais; bicicletário motivando práticas saudáveis e de contato com a natureza; empréstimo de guarda chuva em dias que o clima o exige.

Tecnologia 

Site e aplicativo; acesso ao sistema wi-fi para internet. TV Concierge que contará a história da cidade e divulgará projetos sócio-culturais e educativos; equipamentos tecnológicos de última geração; mesa indutora de campo magnético para carregar o celular e central de autoatendimento

Turismo

Os Concierges Gramado terão guias exclusivos com Mapa Turístico e roteiros com divulgação da rede hotelaria, gastronomia, lazer, compras, serviços. Também estarão disponíveis ingressos e vouchers para as mais variadas atividades. Além de, é claro, do atendimento por uma pessoa treinada para a função.

Cultura 

Os Concierges Gramado serão espaços de convivência para divulgar ações comunitárias sócio-culturais e educativas. Também serão um espaço de manifestações culturais – seja ela música, dança, artesanato, literatura ou outro movimento, coordenado pela Secretaria de Cultura, obedecendo as regras dos artistas de rua.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *