Lançada em Porto Alegre a 20ª edição da Expodireto Cotrijal. O evento acontecerá de 11 a 15 de março, em Não-Me-Toque

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (11), em Porto Alegre, a 20ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de março, em Não-Me-Toque. O evento promete superar as edições anteriores em resultados e público, com expectativa, segundo Nei César Mânica, presidente da Cotrijal, de ultrapassar os R$ 2,2 bilhões em negócios realizados no ano passado. Também está sendo esperado um número recorde de visitantes, cerca de 250 mil.

O evento, já considerado o maior do País e da América Latina no segmento, foca em gestão, tecnologia e inovação, “aproximando a cadeia do agro, fortalecendo o ambiente de negócios”, como aponta Mânica. “A Expodireto é um marco divisório na economia do País”. Ele salienta que os setores de máquinas, culturas, cadeia animal, agricultura familiar e área ambiental estarão em evidência, além da participação de cerca de 70 países dos cinco continentes, repetindo o sucesso que a área internacional vem conquistando nos últimos anos dentro da Expodireto.

Os fóruns nacionais do leite, da soja, do milho, entre outros, também ganham espaço na Feira, onde o debate e a discussão falam alto. “É um palco de discussões importantes que afetam a agricultura, passando pela questão ambiental, o cadastro rural, seguro, previdência. São eventos dentro da Feira que ajudam o desenvolvimento do agro no Brasil”.

Nei Mânica adiantou ainda a representatividade do Troféu Expodireto Cotrijal que antecede a abertura da Feira, na noite do dia 10 de março, em Carazinho. A premiação, em parceria com a Rede Pampa e jornal O Sul, já é considerada uma das mais relevantes do segmento, enaltecendo empresas e personalidades que contribuíram com suas atividades no último ano para o desenvolvimento setorial. “Estes 20 anos de Feira nos fortalece, engrandece e dá uma energia muito positiva ao Estado. Certamente, nesta próxima edição teremos a melhor e a maior Expodireto já realizada”. Ele adianta que inclusive o parque recebeu maior área, contando agora com 98 hectares, a fim de abrigar os 500 expositores que estarão levando seus produtos e serviços aos visitantes.

Governador confirmou presença no palanque oficial de abertura da Expodireto 2019.

O governador do Estado, Eduardo Leite, participou da cerimônia. Em sua explanação, pontuou que “os números falam por si sobre a importância da Feira que adquiriu um tamanho jamais imaginável, graças ao trabalho dos organizadores e ao tamanho do agro no nosso Estado, recebendo atenções do Brasil e do mundo”. O governador enfatizou ainda a capacidade empreendedora do povo gaúcho e sua vocação ao trabalho, presentes na Feira, “que reúne o setor produtivo e revela seu dinamismo”.

Eduardo Leite lembrou os problemas que afetam o Estado e reiterou a busca de ajustes para que o RS possa vir a ser protagonista do desenvolvimento. Ele listou os planos para redução dos custos logísticos, com a publicação ainda neste primeiro semestre de editais para investimentos em rodovias com recursos de parcerias privadas.

A redução da burocracia também entra na agenda do Estado, visando proporcionar agilidade e a institucionalização de processos de licenciamento, “ágeis, seguros e com respeito ao meio ambiente”. A questão fiscal também foi apontada por Eduardo Leite ao sublinhar a necessidade de menores custos e maior produtividade para que o RS possa ganhar mercado, com maior geração de emprego, maior renda, maior receita e competitividade para sair da crise.

Eduardo Leite encerrou o evento confirmando sua presença e de todo o secretariado no palanque oficial de abertura. “Faço um apelo para que os secretários participem da Expodireto como equipe de Governo, com integração entre forças políticas da região e apoio para que gere os maiores resultados para o nosso Estado”. Participaram do encontro representantes do Senado, da Câmara Federal e Estadual e do Judiciário, além de lideranças ligadas ao setor. (Clarisse Ledur)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *