Sexta-feira, 29 de março de 2024

Primeira reunião de integração da Federasul acontece em Osório

A Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul), promoveu, ao longo desta sexta-feira (1º), em Osório, mais uma edição da tradicional palestra inaugural da entidade, dando oficialmente início aos trabalhos da federação em 2019. Na ocasião também foi lançado o projeto Rio Grande em Transformação.

Dificuldades financeiras do Estado e municípios 

Na abertura do evento, a presidente da Federasul, Simone Leite, destacou aos participantes as importantes escolhas e as principais alternativas que estão se apresentando para o ano que se inicia. Simone fez questão de salientar as dificuldades ao qual o Estado vem sendo acometido, mas reiterou que a participação da classe produtiva e o espírito empreendedor deve ser, cada vez mais, estimulado e encorajado. “Temos que ter a consciência de que não devemos ficar na dependência contínua do poder público. O governo deve facilitar a vida do empreendedor e focar em pontos nevrálgicos: Saúde, Segurança e Educação”, afirmou.

Na sequência, o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, reconheceu as dificuldades financeiras que os municípios estão sendo acometidos. Segundo ele, a cidade contava com repasses da concessão da Freeway (BR-290), que a partir do segundo semestre de 2018 não obteve renovação pelo governo federal, deixando os municípios que têm seus territórios cruzados pelas rodovias prejudicados financeiramente. Com a saída da Concepa e consequentemente o fim dos repasses gerados pela concessão, o município de Osório retroagiu em sua arrecadação em números de 2008, detalhou o prefeito. Em 2018 o município do Litoral Norte gaúcho arrecadou pouco mais de R$ 28 milhões.

Na cidade também está uma das maiores plantas eólicas do Brasil. O diretor da Energia do Brasil, que administra o Complexo Eólico de Osório, Felipe Ostermayer, explicou os investimentos e a evolução que o grupo vêm fazendo na região e falou sobre a ampliação tecnológica que vem sendo desenvolvida no parque e, também, a ampliação da capacidade energética.

Durante o evento a presidente da Federasul também apresentou o calendário oficial de eventos da entidade e também a nova diretoria, eleita para o biênio 2019/2020.

Rio Grande em Transformação

A reunião de integração da Federasul também foi o momento escolhido para o lançamento, juntamente com líderes regionais e 136 entidades filiadas, do projeto “Rio Grande em Transformação”.

A iniciativa vai mapear 10 macrooportunidades de melhorias de cada região e, ao mesmo tempo, irá difundir ações vencedoras que auxiliam a transformar o Rio Grande do Sul. “Abriu-se uma janela de oportunidades no nosso País e precisamos participar deste momento de transformação. Vamos ser protagonistas na construção do Estado que queremos. Os gaúchos precisam desenvolver o espírito público e de participação ativa, ao invés de esperar que o Poder Público faça tudo”, explicou Simone.

A entidade pretende, ao criar o “Fórum Federasul – O Rio Grande em Transformação”, discutir e identificar as oportunidades de melhorias regionais de todo o Estado, aproveitando seu protagonismo e a capilaridade da federação para incentivar as ações por meio das entidades empresariais. “A ideia é também difundir iniciativas que sintonizem com as expectativas das comunidades e colaborem com esta transformação”, disse o vice-presidente de Integração da entidade e coordenador do fórum, Rafael Goelzer, citando como exemplo o PISEG/RS (Programa de Incentivo à Segurança Pública) aprovado em 2018 na Assembleia.

Depois de Osório, nesta sexta-feira, a segunda reunião acontece em março, em Canoas, com a participação das regiões Metropolitana, Vale dos Sinos e Caí. Segue para a Fronteira Noroeste e Missões, em abril; depois, em maio, nas regionais Sul, Campanha e Centro Sul. Em junho, serão dois encontros: o primeiro com as regiões dos Vales do Taquari/Rio Pardo e Jacuí Centro; e a segunda, com e Fronteira Oeste e Central. No mês de agosto a reunião acontece em Bento Gonçalves, com as regionais Serra, Hortênsias e Nordeste; e, em setembro, na cidade de Passo Fundo, serão reunidas as regiões da Produção, Norte, Fronteira Noroeste, Médio Alto Uruguai, Alto Jacuí e Botucaraí. “Vamos apresentar os resultados no nosso Congresso, que será realizado em outubro, em Gramado”, informou a presidente.

“O ‘Fórum Federasul O Rio Grande em Transformação’ tem como meta desenvolver ações que propiciem desenvolvimento e transformação em um ambiente estimulante e receptivo para quem empreende, trabalha, produz e vive no Estado”, enfatizou Simone.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Sábado com feriado de Navegantes é dia de passe livre nos ônibus de Porto Alegre
Calor dá trégua e chuva chega ao Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play