Terça-feira, 23 de abril de 2024

Uma simulação de acidente mobilizará a rede de atendimento de Porto Alegre

Um simulado de incidente com múltiplas vítimas será realizado neste sábado (1º), no Senac Saúde, na Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre. Estudantes, profissionais da área de saúde e de segurança e demais voluntários estarão envolvidos no exercício. A atividade, que envolverá 23 instituições e cerca de 200 pessoas, ocorre das 8h às 14h.

“Nosso objetivo é organizar um plano de respostas capaz de atender um grande número de vítimas no menor tempo possível, com fluxos estudados e planejados”, explica Henri Siegert Chazan, presidente do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), entidade que idealizou a programação.

Na simulação, o teto do teatro desabará durante um evento com 90 participantes. Haverá diversos feridos e um óbito. As vítimas – representadas por estudantes do Senac e da PUCRS – serão triadas, atendidas e transportadas em ambulâncias para os principais hospitais da cidade.

“O treinamento para casos de emergência é crucial para auxiliar na tomada de decisão frente a catástrofes quando os profissionais mais precisam ter pronta-resposta. Além disso, o SAMU hoje conta com renovação de toda a frota de ambulâncias proporcionando melhor atendimento para os pacientes”, destaca Erno Harzheim, secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Graduandos de Medicina da UFRGS, ULBRA e UFCSPA farão o papel de “sombras”, sendo os responsáveis por observar todo o trabalho médico e analisar o atendimento. Acompanharão desde resgate até a chegada aos hospitais, avaliando todo o processo.

Esta é a segunda vez que o SINDIHOSPA organiza um simulado desse tipo. O primeiro foi em 2016, com a reprodução de um acidente entre um ônibus e um automóvel, na esquina da Avenida Ipiranga com a Edvaldo Pereira Paiva, envolvendo 34 vítimas.

A diretora do Senac Saúde, Carine Alalan, fala da importância de eventos como este para o aprendizado dos alunos e preparo da comunidade. “Este simulado fomenta o aprendizado, levando para além dos limites da escola atuações práticas e realísticas”, diz.

Instituições participantes: alunos das universidades UFCSPA, UFRGS, ULBRA e PUCRS; alunos dos cursos técnicos do SENAC; BAVBM (Batalhão Aeroviário da Brigada Militar); CGSMU (Coordenadoria Geral do Sistema Municipal das Urgências); Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS; Defesa Civil de Porto Alegre; Ecco Salva; EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre); Hospital Cristo Redentor; Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Hospital de Pronto Socorro; Hospital Divina Providência; Hospital Mãe de Deus; Hospital Moinhos de Vento; Hospital São Lucas da PUCRS; IGP (Instituto Geral de Perícias); Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; SENAC Saúde; SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); SOS Unimed; e Transul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

O prazo para placas do Mercosul no Rio Grande do Sul será 17 de dezembro
Receita Estadual e Ministério Público desbaratam fraude milionária no ramo de alumínio
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play