Vem aí a 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre. Um acontecimento de fé, cultura e promoção humana

Como no ano passado, a Festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes contará apenas com o auxílio e o apoio dos devotos, uma vez que o poder público deixou de contribuir para a realização deste importante acontecimento religioso, social e cultural. “Trata-se da maior festa popular da capital, assim como do Rio Grande do Sul, um dos três maiores acontecimentos religioso cultural do Brasil e primeiro patrimônio de natureza imaterial de Porto Alegre”, destaca o Provedor da Irmandade de Navegantes, Gustavo Madalena Brum.

(Foto: Banco de Dados/O Sul)

Inúmeras atividades foram promovidas durante o ano de 2018 pela Irmandade, que teve como enfoque principal os 50 anos do Abrigo Monsenhor Felipe Diel, grande obra social, referência na capital. Iniciativas que não são suficientes para garantir o esplendor dos festejos, que se constituem de duas procissões. Em janeiro, a que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para a Igreja do Rosário, no centro da capital, e a do dia 2 de fevereiro, quando a Santa retorna para o Santuário de Navegantes, e que é a grande atração religiosa, acompanhada por milhares de fiéis de todos os lugares e religiões. “É uma festa plural, que preza o diálogo inter-religioso para a PAZ”, reforça, o Provedor.

A fim de angariar recursos, a organização buscou o site vakinha.com, onde os fiéis podem fazer doações e contribuir para deixar a festa ainda mais forte e encantadora.

A edição de 2019
Lema: “Sede, pois, Santos, porque sou Santo!” – (I Pedro 1,16)

Tema: “A Santidade no Mundo Atual”

Como já é tradição, várias homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes antecedem a procissão do dia 2 de fevereiro. No dia 20 de janeiro, às 18h, acontece a Abertura Oficial da 144ª. edição da Festa para imprensa, autoridades, organizadores, colaboradores e devotos. É quando o Pároco de Nossa Senhora dos Navegantes, Pe. Marcus Vinícius Kalil Ferreyro e o Provedor da Irmandade de Navegantes, Gustavo Madalena Brum, darão por abertos os festejos de 2019. Após, acontecerá a Missa de despedida da Imagem, seguida de procissão, às 19h, para o Santuário do Rosário.

(Foto: Banco de Dados/O Sul)

Trajeto

Av. Sertório, Av. Presidente Franklin Roosevelt, Av. Farrapos, rua da Conceição, Av. Voluntário da Pátria e rua Vigário José Inácio. No período de 24 a 01/02 haverá novena, às 20h, no Santuário dos Navegantes.

No dia 02 de fevereiro – Dia de Nossa Senhora dos Navegantes haverá Missa às 7h no Santuário do Rosário. Após, procissão de retorno da Imagem milagrosa ao Santuário dos Navegantes, com chegada prevista para às 10h30min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *