Segunda-feira, 15 de julho de 2024

108 mil brasileiros não sabem que são portadores de HIV, alerta o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde iniciou nesta sexta-feira (17) uma campanha nos meios de comunicação sobre a importância da prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) durante o Carnaval, alertando também para a grande quantidade de pessoas que não sabem que são portadoras dessas doenças.

“Temos 108 mil pessoas no Brasil que têm HIV positivo e não sabem. Isso é muito grave”, disse a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. “Essas pessoas são jovens, elas estão no Carnaval. O primeiro passo para a prevenção é termos o diagnóstico. Precisamos que nossos jovens saibam da preocupação e dificuldade do tratamento”, afirmou.

Essa é a primeira campanha publicitária realizada pelo Ministério da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O foco tem como mote “conhecer, prevenir e tratar”.

A secretária reforçou a importância de toda relação sexual ser feita de maneira protegida. “Precisamos que nossos jovens compreendam que é preciso se divertir e é preciso se proteger. É preciso usar preservativo”, disse Ethel.

O chefe do Departamento de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, afirmou que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem “farta e suficiente” distribuição de preservativos em todo o País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Carnaval 2023: fique atento aos cuidados necessários para pegar a estrada neste feriadão
Emergência obstétrica e ginecológica da Santa Casa de Porto Alegre é fechada temporariamente
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play