Sábado, 13 de julho de 2024

Alunos de escolas estaduais gaúchas já utilizam materiais do programa “Alfabetiza Tchê”

Instituições de ensino vinculadas à 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Rio Grande do Sul já estão utilizando em sala de aula os materiais do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, o “Alfabetiza Tchê”. Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), o material contribui para práticas pedagógicas que oportunizam a todos os pequenos estudantes o aprendizado da leitura e da escrita na idade certa.

Trata-se de uma  projeto do governo do Estado em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). No foco estão atividades, avaliações e formações para qualificar e ampliar possibilidades no processo de alfabetização e recomposição da aprendizagem de alunos do 1° ao 2° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.

Na Escola de Educação Básica Polivalente, de Palmeira das Missões (Noroeste gaúcho), a iniciativa contempla os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. “Compartilhando nossos sentimentos na escola” foi o tema da aula ministrada pela professora de séries iniciais Silvana Souza de Almeida.

As crianças fizeram diversas atividades representando suas emoções e cujos títulos sugestivos incluem “Monstro das Cores” e “Relógio das emoções”. Diretora da escola, Elisete Cazzuni corrobora:

“Muitas emoções e muita diversão foram compartilhadas pelos nossos alunos. É bonito ver toda dedicação dos professores utilizando os materiais em sala de aula e, principalmente, nossos alunos aprendendo mais a cada dia”.

A titular da Coordenadoria, Jogelci do Carmo, acrescenta. “A partir da alfabetização é que as demais habilidades das crianças são desenvolvidas, por isso a importância de investir em Educação desde a base. A criança alfabetizada e em pleno desenvolvimento fará a diferença na sua trajetória na escola e na vida”.

Abrangência

Sediada em Palmeira das Missões, a 20ª CRE responde por outras 28 cidades da Região Noroeste do Estado.

Complementam a lista Alpestre, Ametista do Sul, Boa Vista das Missões, Caiçara, Cerro Grande, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 83 milhões
Hospital de Clínicas de Porto Alegre comemora 15 anos do seu programa de transplantes pulmonares
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play