Segunda-feira, 02 de dezembro de 2024

Anatel registra quase 1 milhão de reclamações contra empresas de telefonia, internet e TV por assinatura no primeiro semestre

Relatório divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revela que, durante o primeiro semestre deste ano, foram registradas 951,3 mil reclamações contra prestadoras de serviços de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonias móvel e fixa.

De acordo com a Anatel, o número de queixas apresentadas junto ao serviço de atendimento ao consumidor representa um volume 6,5% menor do que o registrado no segundo semestre de 2021. Conforme a agência, o IR (Índice de Reclamações) caiu de 0,55 para 0,51 entre o segundo semestre de 2021 e os primeiros seis meses de 2022.

“O resultado do primeiro semestre deste ano retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de 4 milhões de queixas registradas em 2015. A redução foi interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19”, informou a agência.

O serviço que registrou maior número de reclamações foi referente ao celular pós-pago, com 360.068 queixas e IR de 0,59. Em segundo lugar, está o serviço de banda larga fixa, com 240.098 reclamações e IR de 0,81.

O serviço de celular pré-pago foi o terceiro maior alvo de reclamações, com 143.739 queixas e IR de 0,20, seguido da telefonia fixa (135.271 reclamações e IR de 0,85) e da TV por assinatura (65.887 reclamações e IR de 0,72).

As reclamações contra as prestadoras desses serviços podem ser realizadas no site da Anatel, onde há uma área específica para isso, com um passo a passo que ajuda os consumidores a fazer as queixas.

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