Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Tronco fossilizado com mais de 200 milhões de anos é encontrado durante obras em rodovia no interior do RS

Obras em uma rodovia na Região Central do Rio Grande do Sul resultaram em um achado paleontológico. Durante os preparativos para a pavimentação da VRS-823, em São João do Polêsine, a equipe ambiental à frente dos serviços encontrou um tronco fossilizado com mais de 200 milhões de anos.

Inicialmente, os profissionais perceberam a existência de partes de fósseis vegetais no eixo da estrada. A empresa contratada para prestar apoio técnico ao Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) acionou um paleontólogo, que se surpreendeu com a dimensão do material: tratava-se de um tronco medindo mais de quatro metros de comprimento e um metro de diâmetro, com peso estimado de sete toneladas.

“Quando iniciei a escavação do material que estava aflorando, percebi que ele era muito maior do que imaginei no início”, contou o biólogo e paleontólogo José Darival Ferreira, da SD Engenharia e Consultoria. “Precisamos da ajuda de um caminhão com um braço mecânico e retroescavadeira para retirar o tronco fóssil do local”, disse ele.

A peça foi encaminhada ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia para fins de pesquisa e visitação turística. A pavimentação na VRS-823, que havia sido temporariamente suspensa para a preservação do fóssil, foi retomada na última semana, após a remoção do vegetal.

“A descoberta agrega um valor científico, pelo fato de ser um espécime muito completo e com raízes fossilizadas, o que é atípico para a localidade”, destacou Ferreira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Anatel registra quase 1 milhão de reclamações contra empresas de telefonia, internet e TV por assinatura no primeiro semestre
Monsenhor Maurício Jardim será ordenado bispo na sexta-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play