Terça-feira, 25 de junho de 2024

Android 15 ganha nova versão para testes; veja as melhorias e novidades

O Google disponibilizou o Android 15 Developer Preview 2, nova versão experimental do sistema operacional móvel. A build é voltada principalmente para desenvolvedores que precisam testar aplicativos na futura plataforma.

Como principais novidades, a companhia destaca aprimoramentos no setor de comunicação, recursos de produtividade e adições na segurança. Além disso, uma das adições diz respeito a celulares dobráveis, indicando que teremos um suporte cada vez maior do Google para esse tipo de dispositivo.

A próxima atualização prévia do sistema operacional será em abril, já com o Beta 1. A versão final do Android 15 é esperada por volta de setembro deste ano, período em que a companhia costuma anunciar também novos dispositivos da família Google Pixel.

A principal adição dessa prévia está no maior suporte para ligações telefônicas feitas via satélite. Com esse recurso, já presente no iPhone, é possível fazer chamadas de emergência sem precisar de sinal ou redes Wi-Fi.

O Developer Preview 2 agora indica quando o aparelho está conectado automaticamente a esse serviço, agilizando a comunicação.

A nova atualização inclui também melhorias no ecossistema de experiências NFC e o reconhecimento automático dentro do dispositivo de aplicativos que oferecem múltiplos idiomas em áudio.

O Android 15 agora tem ainda aprimoramentos na leitura de PDFs pelo aplicativo nativo, incluindo a possibilidade de fazer anotações e também um buscador para conteúdos do documento.

A atualização trouxe ainda uma melhor identificação na quebra de linhas de texto, para facilitar a leitura em diferentes tamanhos de fonte sem comprometer a interface.

Além disso, há mais suporte para aplicativos serem usados em telas externas e em miniatura de smartphones dobráveis – especialmente os no formato flip, como o Motorola Razer 40 Ultra e o Galaxy Z Flip 5.

O Google revelou ainda que vai passar a detectar aplicativos que podem gravar ou já estão capturando vídeos da sua tela e lançou um controle inteligente de áudio, que mantém o mesmo volume percebido pelo usuário em mídias de diferentes aplicativos e plataformas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Anitta ignora frio de 13º com vestido curto e sem mangas e arrasa em produção de R$ 60 mil na Itália
Cinco perguntas que toda mulher deveria fazer ao ginecologista sobre o seu coração
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play