Domingo, 28 de setembro de 2025

Após interrupção por falta de doses, vacina de Oxford tem aplicação retomada em Porto Alegre

Depois de permanecer interrompido durante boa parte da sexta-feira (1º) por falta de estoque, o fornecimento da vacina de Oxford-Astrazeneca será restabelecido neste sábado em Porto Alegre. A retomada foi possível porque a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) obteve um adicional de doses ao governo do Estado.

A rede municipal havia aberto o expediente da manhã com pouco mais de 2 mil doses do fármaco, concentradas em apenas um terço dos locais onde costuma ser oferecido. Antes de informar sobre normalização do serviço, no início da noite, a projeção da prefeitura era de que essa pausa duraria pelo menos até a próxima terça-feira (5), após a distribuição do novo lote enviado pelo Ministério da Saúde.

Na terça-feira passada, o governo federal entregou à Secretaria Estadual da Saúde (SES) mais de 50 mil doses do imunizante britânico, que no Brasil é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. As respectivas costas devem ser distribuídas aos municípios gaúchos no começo da semana que vem.

Orientação

De qualquer forma, o ideal é que os indivíduos aptos a receber a vacina de Oxford entrem em contato com o posto ou unidade móvel onde pretendem obter a injeção. A orienbtação vale principalmente para quem precisa completar o ciclo vacinal com o imunizante de Oxford.

No caso dos demais imunizantes (Pfizer-Biontech, Coronavac-Butantan e Janssen) utilizados na campanha, não foram relatados problemas de logística nesta sexta-feira. Essas e outras informações podem ser conferidas no site oficial prefeitura.poa.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

“Eduardo Leite é mais agregador, seja para apoiar ou ser apoiado”, diz ACM Neto
Molnupiravir: o que se sabe sobre o remédio da farmacêutica MSD contra a covid
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play