Terça-feira, 23 de julho de 2024

Covid-19: vacina bivalente está em falta nas unidades em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde anuncia o desabastecimento da vacina bivalente contra Covid-19 nas unidades de Porto Alegre. Não há previsão de abastecimento do imunizante pela Secretaria Estadual da Saúde. Não há desabastecimento das vacinas destinadas ao público infantil – seja para bebês ou crianças com menos de 12 anos.

As US (Unidades de saúde) que ainda têm doses da vacina bivalente, utilizada para públicos específicos, seguirão o processo de imunização até o final dos estoques. Até esta quinta-feira, 18, há doses disponíveis apenas na US Álvaro Difini, na Zona Sul, e na US Ramos, na Zona Leste.

Segundo informação do Ministério da Saúde em ofício datado de 17 de abril, o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada de variantes do coronavírus já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária está na fase final. A distribuição da vacina bivalente pelo Ministério da Saúde aos estados será feita a partir do recebimento de remessas do laboratório fabricante.

A vacinação bivalente é recomendada para públicos específicos. Idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas e gestantes e puérperas devem ter intervalo mínimo entre as doses de seis meses.

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e os trabalhadores desses estabelecimentos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e com deficiência, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas em situação de rua e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas têm recomendação de receber uma dose anual, com intervalo mínimo de seis meses entre uma dose e outra.

Pessoas que tiveram diagnóstico de Covid-19 devem aguardar 28 dias para receber a vacina, a contar da data de início dos sintomas ou, em casos assintomáticos, da data da coleta do exame.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Prazo de adesão ao Programa Reconstrói no Campo é prorrogado até 30 de junho no Rio Grande do Sul
Grêmio e Cruzeiro acertam troca de Gabriel Grando por Rafael Cabral
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play