Terça-feira, 16 de julho de 2024

Após os temporais, mais de 680 mil endereços em todo o Rio Grande do Sul permanecem sem luz

Após os temporais ocorridos entre a noite de quarta (20) e a manhã desta quinta-feira, a população gaúcha voltou a enfrentar transtornos que incluem horas seguidas sem luz, água ou telefonia – em muitos casos, houve interrupção nos três serviços essenciais. No início da noite, mais de 680 mil endereços residenciais e empresariais em todo o Estado permaneciam às escuras.

O levantamento inclui quase 580 mil pontos da CEEE Equatorial (cerca de 30% dos clientes da concessionária) e cerca de 107 mil da RGE Sul (em torno de 3%). No pior momento do dia, o número total chegou a 900 mil.

No que se refere ao abastecimento de água, quase 460 mil assinantes da Corsan (mais de 14%) em todo o Estado permaneciam com torneiras secas em seus locais de moradia ou trabalho.

A telefonia – incluindo internet – também foi afetada em 80 municípios gaúchos atendidos por uma das três principais operadoras do segmento no Rio Grande do Sul. Na lista estavam 39 municípios sem serviços da Tim, 23 com falhas da Vivo e 18 com o mesmo tipo de problema em relação à Claro.

Divulgação

O novo evento climático motivou o governo do Rio Grande do Sul a retomou a divulgação da situação do fornecimento de água, luz e telefonia no Estado. A atualização é publicada três vezes ao dia (9h, 14h e 18h), no caso do abastecimento de energia elétrica e de água.

As informações são reunidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que atua na intermediação com as concessionárias para que o fornecimento seja retomado o mais rapidamente possível, priorizando os serviços essenciais. A divulgação dos boletins será realizada até o restabelecimento total dos serviços.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Hospital de Clínicas de Porto Alegre comemora 15 anos do seu programa de transplantes pulmonares
Chuvas em excesso causam interdição total ou parcial em diversas estradas gaúchas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play