Terça-feira, 18 de junho de 2024

Às vésperas dos 150 anos de imigração italiana no RS, Assembleia Legislativa instala Frente Parlamentar Brasil/Itália

Com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e o cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, foi instalada a Frente Parlamentar Brasil/Itália na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia, realizada nesta segunda-feira (8), no Teatro Dante Barone, também contou com a presença do governador Eduardo Leite.

Proposta pelo deputado estadual Guilherme Pasin, a iniciativa visa, dentre outros fins, à organização dos festejos dos 150 anos da imigração italiana no RS, a se completarem em 2025, com um calendário de atividades e eventos a fim de mobilizar a sociedade civil e realizar a interlocução com entes públicos. “A frente tem dois hemisférios de importância. O primeiro é a manutenção da cultura, estreitamento de relações e intercâmbios culturais e econômicos. Por outro lado, é ajudar na organização dos festejos por parte do Poder Executivo”, explicou.

Eduardo Leite enalteceu a presença da cultura italiana na formação do estado e no espírito empreendedor do gaúcho. “Os caminhos do povo italiano se entrelaçaram com o nosso, ajudando a moldar a nossa identidade. Que a coragem desses italianos, que vieram para cá sem saber o que os aguardava, nos sirva de lição para as dificuldades de nosso tempo”, compartilhou.

Durante a solenidade, o embaixador Alessandro foi presenteado com estatueta do gaúcho Laçador. Já Caruso foi homenageado com a Medalha da 56ª Legislatura. A entrega da honraria ao mais jovem cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ele de aproximação entre as nações. “É uma medalha que eu quero dedicar primeiros aos meus colegas. Não é apenas uma honra individual, mas um símbolo de trabalho árduo”, reconheceu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Fecomércio-RS apresenta a Agenda Legislativa do Comércio Gaúcho
Conselho Regional de Medicina pede que exercício ilegal da profissão seja investigado no Interior gaúcho
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play