Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Assembleia Legislativa gaúcha terá frente parlamentar Brasil-Itália

Com o objetivo de estimular iniciativas e reforçar os laços entre as nações brasileira e italiana no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalará na próxima segunda-feira (8) a Frente Parlamentar Brasil-Itália. Uma solenidade está marcada para as 16h no teatro da sede da instituição, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O evento terá a presença do embaixador do país europeu no Brasil, Alessandro Cortese, e entrega da Medalha da 56ª Legislatura ao cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso, mais jovem ocupante do cargo até hoje (fará 34 anos no dia 22 de junho). A honraria é uma forma de reconhecimento público pelo trabalho do diplomata pela aproximação entre as nações.

Devido às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, em 2025, a Frente Parlamentar também prepara um calendário de atividades.

Reconhecimento

A proposta de criação de uma frente parlamentar dedicada ao assunto partiu do deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), que presidirá o colegiado. Ele ressalta:

“A cultura italiana está profundamente enraizada em solo gaúcho, sobretudo na região da Serra e, hoje, um terço da população gaúcha tem sangue italiano. É importante estreitar os laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional”.

O deputado acrescenta: “Como nunca, estamos vendo um cônsul se integrar a nossas comunidades, prestigiando festas típicas e desenvolvendo ações que fortalecem e unem das duas culturas.Como descendente de italianos e representante da Serra Gaúcha, tenho o compromisso de apoiar pautas que valorizam essa tradição e cultura”.

Vice-presidente da Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, Francisco Morell, finaliza: “Em seu aniversário de 130 anos, nossa entidade está irmanada a este acontecimento, que será um marco de conexão e negócios entre nosso Estado e a Itália”.

Visita especial

No dia 15 de março, Pasin recebeu uma comitiva de deputados italianos, acompanhada do cônsul-geral Valério Caruso. A visita de cortesia foi marcada pela informalidade e trocas de elogios. Ele recebeu os estrangeiros no Salão Nobre do Palácio Farroupilha, com a presença do presidente em exercício da Assembleia na ocasião, Paparico Bacchi (PL).

O grupo também participou de reunião com os integrantes do então recém-criado colegiado temático (então recém-criado) e conversou sobre ações comemorativas que marcarão o sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

“É importante reforçarmos laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional”, declarou Pasin.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Fenasul-Expoleite de 2024 é lançada oficialmente
Homem é preso ao tentar invadir sede do governo da Argentina
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play