Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Aulas na rede estadual de ensino são retomadas para mais de 700 mil estudantes no Rio Grande do Sul

As aulas na rede estadual de ensino iniciaram nesta quinta-feira (13) para mais de 700 mil estudantes em 2.320 escolas no Rio Grande do Sul.

O começo do ano letivo estava previsto para a última segunda-feira (10), mas foi adiado após o Cpers obter uma liminar na Justiça suspendendo as aulas até o dia 17 deste mês em razão da onda de calor que atingiu o Estado.

O sindicato que representa os professores alegou que a maioria das escolas estaduais não possui infraestrutura para abrigar os estudantes durantes os dias de temperatura extrema. O governo recorreu da decisão, e a Justiça autorizou, na terça-feira (11), o início das atividades na rede estadual.

Para marcar a abertura oficial do ano letivo, o governo do Estado realizou um evento no Instituto Estadual Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, com a participação do governador Eduardo Leite, das secretárias estaduais da Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte, além de autoridades da região. A instituição de ensino foi recuperada após ter sido impactada pelas enchentes.

Rede municipal de Porto Alegre

Na rede municipal de ensino de Porto Alegre, o retorno das aulas para os alunos de todas as etapas ocorrerá na segunda-feira (17).

No total, 67 mil alunos estão matriculados nas 100 instituições de ensino próprias da prefeitura e em 219 escolas parceiras. No caso das instituições parceiras, a data serve como orientação, mas elas possuem autonomia para operar com calendário próprio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Polícia Federal investiga desvios de emendas parlamentares para hospital de Santa Cruz do Sul
Hamas afirma que respeitará os termos do cessar-fogo e libertará reféns israelenses neste sábado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play