Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Beneficiários do INSS recebem o 13º salário a partir de quarta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará, a partir da próxima quarta-feira (24), antecipação da primeira parcela do abono anual, conhecido como 13º salário. Cerca de 33,6 milhões de beneficiários serão contemplados com o adiantamento. A medida vai injetar aproximadamente R$ 33,68 bilhões na economia, conforme indicado pelos dados da folha de pagamentos de março.

Os valores serão depositados junto com os benefícios referentes ao mês de abril, cujo pagamento ocorre entre os dias 24 de abril e 8 de maio, de acordo com o calendário de pagamentos estabelecido pelo instituto.

A quantia antecipada corresponde a 50% do valor total do abono anual, e sobre essa primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda. O imposto, quando cabível, será cobrado apenas na segunda parcela, programada para ser paga entre o final de maio e o início de junho.

Os beneficiários serão pagos em etapas, levando em conta o último dígito do benefício e o valor recebido. Aqueles com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$ 1.412) serão os primeiros a receber.

Os beneficiários com dígito final de 1 a 5 receberão o pagamento nos últimos cinco dias úteis de abril. Já os segurados com dígito final de 6 ao 9 e aqueles com final 0 terão os pagamentos creditados nos primeiros cinco dias úteis de maio.

O 13º salário é destinado a aposentados, pensionistas e pessoas que receberam, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. No entanto, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício. Os beneficiários do salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, porém, ele é pago junto com a última parcela do benefício.

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso e à pessoa com deficiência não tem direito ao valor adicional.

Para verificar o valor do 13º salário, os beneficiários podem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. No extrato de pagamento, o valor será identificado pelo código 104. É possível gerar um PDF do extrato para referência futura.

O valor antecipado corresponde a 50% do valor total do abono anual e sobre essa primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda. Quando cabível, o imposto é cobrado apenas na segunda parcela, que será paga entre o final de maio e o início de junho.

Datas

– Quem ganha até um salário mínimo:

* Final do benefício 1 – 24 de abril

* Final 2 – 25 de abril

* Final 3 – 26 de abril

* Final 4 – 29 de abril

* Final 5 – 30 de abril

* Final 6 – 2 de maio

* Final 7 – 3 de maio

* Final 8 – 6 de maio

* Final 9 – 7 de maio

* Final 0 – 8 de maio

– Quem ganha acima do piso nacional:

* Final 1 e 6 – 2 de maio

* Final 2 e 7 – 3 de maio

* Final 3 e 8 – 6 de maio

* Final 4 e 9 – 7 de maio

* Final 5 e 0 – 8 de maio.

Como consultar

– Pelo site:

* Acesse gov.br/meuinss

* Na página inicial, vá em “Entrar com gov.br”

* Depois, informe o CPF e clique em “Continuar”

* Na página seguinte, digite a senha e vá em “Entrar”

* Na página inicial, clique em “Extrato de Pagamento”

* No extrato estará informado o valor do pagamento mensal (código 101) e o valor do 13º salário é o código 104

* É possível gerar o PDF, clicando no final da página em “Baixar PDF”.

– Pelo aplicativo:

* Abra o aplicativo Meu INSS

* Clique em “Entrar com gov.br”

* Informe o CPF e vá em “Continuar”, depois digite sua senha e vá em “Entrar”

* Na tela inicial, vá em “Extrato de pagamento”

* No extrato do mês referente ao pagamento do 13º estará informado o valor do pagamento mensal (código 101) e o valor do 13º salário (código 104)

* É possível gerar o PDF, clicando no final da página em “Baixar PDF”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Transações via Pix em 2023 subiram 58%
Brasil se consolida como maior produtor mundial de açúcar após safra histórica
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play