Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de agosto de 2022
O Brasil registrou nesta terça-feira (2) mais 271 mortes pela covid nas últimas 24 horas, totalizando 679.063 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel nos últimos 7 dias é de 214. A variação em relação a duas semanas é de -13%, indicando tendência de estabilidade.
O País também registrou 33.485 novos diagnósticos em 24 horas, completando 33.890.290 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 32.812. A variação é de -39% em relação a duas semanas atrás. Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano..
A média móvel de 7 dias faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes.
O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Estados
Acre, Espírito Santo, Goiás e Roraima não registraram novas mortes pela doença no período de 24 horas. Já o Piauí não divulgou atualização dos números de de casos e mortes.
— Subindo: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia.
— Estabilidade: Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
— Queda: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
— Não divulgou: Piauí.
Vacinação
Em todo o País, 179.931.985 pessoas receberam a primeira dose de um imunizante, o equivalente a 83,76% da população brasileira. A segunda dose da vacina, por sua vez, foi aplicada em 169.113.500 pessoas, ou 78,72% da população nacional.
Já 101.063.590 pessoas receberam uma dose de reforço, ou 47,04% dos brasileiros habilitados. Pelo menos 22.447.946 já receberam a segunda dose de reforço.
Até o momento, ao menos 13.400.799 crianças de 3 a 11 anos já receberam a primeira dose contra a covid. Esse valor representa 50,71% da faixa etária.
A vacinação infantil nas capitais tem avanço desigual, falhas de registro e atraso nos dados. Por isso, as estatísticas podem estar aquém da realidade. Apenas 8.614.613 ou 32,60% das crianças dessa faixa etária receberam a segunda dose.