Segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Cadu de Lula, do PT, vence o segundo turno e é eleito governador do Rio Grande do Norte

Cadu de Lula (PT) foi eleito governador do Rio Grande do Norte nesse domingo, ao derrotar no segundo turno Allyson Bezerra (União Brasil). Às 21h08, com 99% das seções apuradas, Cadu tinha 50,70% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vice-governadora eleita é Larissa Rosado (PSB).

Cadu de Lula (PT) recebeu 1.066.090 votos, enquanto Allyson Bezerra (União Brasil) obteve 1.039.615 votos. Os votos brancos somaram 35.847 (1,61%) e os nulos, 80.155 (3,60%).

O candidato do PT eleito chegou ao segundo turno na segunda colocação. No primeiro turno, em 4 de outubro, ele recebeu 718.300 votos, o equivalente a 36,16% dos votos válidos. Allyson Bezerra ficou em primeiro lugar, com 733.809 votos (36,94%), uma diferença de 15.509 votos.

A disputa foi decidida em segundo turno, neste domingo (25). Durante a campanha, Cadu contou com o apoio da governadora Fátima Bezerra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou de um ato de campanha com o candidato em Natal no dia 10 de outubro.

Perfil – Carlos Eduardo Xavier, conhecido como Cadu de Lula, tem 48 anos, é natural do Rio de Janeiro e vive no Rio Grande do Norte desde a infância. É engenheiro de computação, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e auditor fiscal estadual desde 2005.

Antes de disputar o governo, construiu carreira na administração pública estadual. Foi secretário de Tributação e secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte. Também presidiu o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) entre 2023 e 2025.

Cadu disputa pela primeira vez um cargo eletivo. Deixou a Secretaria da Fazenda em março de 2026 para concorrer ao governo estadual.

Segundo turno no RN

O Rio Grande do Norte foi o único estado do Nordeste a ter segundo turno para governador em 2026. A disputa ocorreu entre Cadu de Lula e Allyson Bezerra. No primeiro turno, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL) ficou em terceiro lugar, com 530.580 votos (26,71%), e não avançou para a etapa final.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Aos 80 anos Lula se torna o presidente mais velho da história do Brasil; veja ranking
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play