Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Caso Alec Baldwin: saiba o que é e como funciona uma arma cenográfica com bala de festim

O ator Alec Baldwin disparou a arma cenográfica que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins no set do filme “Rust” na quinta-feira (21) no estado americano do Novo México.

“Detetives estão investigando como e que tipo de munição foi disparado”, segundo comunicado do gabinete do xerife do condado de Santa Fé.

Inicialmente, a produção do filme disse que o disparo havia sido com balas de festim. Elas são usadas na indústria cinematográfica para imitar munição real.

A principal diferença é que esses cartuchos não têm projétil, a parte da munição que é arremessada durante o tiro e atinge o alvo.

O segundo Tenente da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Marcos Aurelio dos Santos, explica a diferença entre as balas convencionais e as de festim.

As armas cenográficas podem variar de acordo com a produção do filme, série ou programa. Podem ser usadas: Armas com balas de festim; Armas completamente falsas, construídas com outros materiais como borracha; Armas verdadeiras que tiveram problemas de funcionamento e por isso se tornaram inoperantes.

Como funcionam as balas

As balas, como são conhecidas, são, na verdade, cartuchos de munição. Eles são compostos por quatro partes: estojo (cápsula); pó propelente (geralmente pólvora); espoleta (na base do cartucho); projétil (na ponta).

Quando uma arma dispara, a espoleta solta uma fagulha e queima o propelente, que libera gases em alta temperatura e empurra o projétil.

No caso do festim, a ponta do cartucho, onde ficaria o projétil, está vazia. Ou ele pode ser substituído por outros materiais, como algodão ou papel, sem poder letal.

Então, quando a arma com festim é disparada, o propelente inflama e os gases liberados apenas furam ou esgarçam a ponta do cartucho. Por isso, o barulho e o efeito visual da explosão é o mesmo feito pelas armas convencionais.

Mesmo sem projétil, essas armas ainda são perigosas pois soltam detritos quando disparadas, que podem queimar ou ferir quem estiver por perto.

As balas de festim também são utilizadas para outros eventos, como os tiros de partida em competições de atletismo ou natação.

Disparos no set

O gabinete do xerife do condado de Santa Fé confirmou que foram duas pessoas atingidas: “Os dois indivíduos baleados no set de “Rust” foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42 anos, e o diretor do filme, Joel Souza, 48 anos, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin”. Ela morreu e ele foi ferido no ombro.

Ainda não se sabe como foram os disparos e quantos foram. As duas pessoas baleadas eram da equipe que fica nos bastidores, o que leva a crer que os disparos foram feitos em direção às câmeras.

Hutchins chegou a ser levada de helicóptero ao hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos. Souza foi levado de ambulância ao centro médico Regional Christus St. Vincent, com ferimentos no ombro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Diego e Daniele Hypolito estreiam no circo
Sindicato dos atores e técnicos de cinema diz que havia munição de verdade em arma que matou diretora de fotografia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play