Quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 7 de agosto de 2024
María Oropeza, chefe de campanha da oposição, foi presa na noite de terça-feira (6). A informação foi divulgada pela líder opositora María Corina Machado e confirmada pelo Comitê de Direitos Humanos do partido Vente Venezuela.
Oropeza é chefe da campanha de Edmundo González no Estado de Portuguesa, no Noroeste da Venezuela. Ela coordenava a campanha de Corina antes de a oposicionista ser impedida de concorrer à presidência do país, em janeiro, pelo Tribunal Supremo da Venezuela, alinhado ao regime de Maduro.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que policiais invadem o local onde estava Oropeza. O Vente Venezuela alega que o imóvel foi invadido sem ordem judicial.
Horas antes, a chefe regional de campanha havia publicado uma postagem nas redes sociais criticando a criação de uma linha de telefone do governo para receber denúncias de “crimes de ódio” contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
A oposição e diversos países alegam fraude nas eleições na Venezuela, que enfrenta uma onda de protestos desde a contestada vitória de Maduro. O pleito ocorreu em 28 de julho.
Mais de 1,2 mil manifestantes já foram presos e pelo menos 24 pessoas morreram durante os atos.