Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Cientistas criam solução para óculos não embaçarem com uso de máscara e em dias frios

Durante a pandemia de Covid-19, quem usa óculos se viu diante de mais um problema: as lentes embaçando por causa da utilização de máscara facial. A dificuldade de enxergar, mesmo sem a proteção, também ocorre em dias frios.

Cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), na Suíça, anunciaram uma solução para o problema. Eles desenvolveram uma espécie de película de ouro transparente que aproveita a luz solar para aquecer as lentes dos óculos, evitando assim que embacem em condições de umidade.

Os óculos embaçam quando a umidade do ar ou da respiração de alguém atinge as lentes frias que então se condensa em gotas mínimas. Com máscaras que não fecham bem ao redor do nariz do usuário, o ar quente e úmido é direcionado para cima enquanto as pessoas expiram.

A ETH Zurich solicitou uma patente para o revestimento que também poderia ser aplicado em para-brisas de automóveis, aposentando o tradicional desembaçador.

O que há de especial no novo revestimento é que ele absorve a radiação solar seletivamente. Metade da energia contida na luz solar reside no espectro infravermelho, a outra metade no espectro da luz visível e da radiação UV.

“Nosso revestimento absorve uma grande proporção da radiação infravermelha, o que faz com que ele aqueça em até 8 graus Celsius”, explicou Iwan Hächler, um cientista envolvido no projeto, de acordo com o “Metro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Cinco eletrônicos smart baratos para você montar uma casa conectada agora
“Menu de bebês”: primeiro projeto de úteros artificiais é apresentado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play