Sábado, 22 de junho de 2024

Cinco dicas de como usar a internet na hora de estudar

Não é nenhuma novidade que o uso da internet vai muito além do lazer. Para os estudantes, estar conectado à rede pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, ampliando a capacidade de adquirir conhecimento.

Mas antes de deixar seu filho conectado por horas, lembre-se que sempre que usamos a ferramenta de busca, aparece uma infinidade de sites, mas infelizmente nem todos são confiáveis. Se para a diversão já é necessário ter cautela, para quem usa a Internet como ferramenta de estudos, a atenção precisa ser ainda maior.

Para te ajudar a potencializar o uso na internet nos estudos, foram selecionadas dicas importantes.

Leitura sempre

Literatura, contos, livros acadêmicos e muito mais. Hoje já é possível encontrar acervos inteiros, disponíveis para consulta e até download, de forma gratuita, em bibliotecas virtuais de instituições de ensino públicas e privadas, ou até mesmo do Ministério da Educação.

Portais

Navegue em portais que confie, e usufrua dos links sugeridos por eles. Porém, não clique link após link sem ter lido a informação, uma vez que perderá tempo e não absolverá nenhum conhecimento.

Aplicativos

Instalados em smartphones ou tablets, a vantagem de usar os aplicativos é que o estudante pode estudar de onde estiver. São aplicativos para ajudar na matemática, aprender novos idiomas, dicas de redação e tantos outros. A ferramenta já se popularizou tanto que muito provavelmente a escola do seu filho ofereça um aplicativo próprio.

Anotações

Faça anotações das ideias principais do site, não copie ou plagie a informação, pois além de provavelmente possuir direitos autorais, não estará aprendendo nada a respeito do que pesquisou. O trabalho terá sido em vão, visto que notas não são os únicos justificadores do aprendizado. A partir das anotações, redija seu texto e relei-o sempre que acrescentar novos conteúdos.

Redes Sociais, pode?

A resposta é sim. Aproveite as redes sociais para se conectar com professores, outros estudantes, até a universidade dos sonhos; além disso, o estudante pode assistir vídeo-aulas e participar de fóruns de debate, tirando dúvidas com professores em qualquer lugar do mundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Brad Pitt estreia como escultor com exposição na Finlândia e diz que obra é “sobre onde falhei nos meus relacionamentos”
Deborah Secco: “Já namorei mulheres”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play