Terça-feira, 11 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de junho de 2025
A detenção de um estudante brasileiro de 18 anos por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos), no último sábado (31), provocou uma onda de solidariedade em Milford, no Estado americano de Massachusetts. Marcelo Gomes, aluno da Milford High School, foi abordado a caminho de um treino de vôlei e permanece detido em um centro de imigração em Burlington, segundo a rede de TV CBS.
“Ele estava indo para o treino de vôlei e despedindo da família, ele está aqui há 13 anos, isso é tudo o que ele conhece. Milford e Massachusetts é tudo o que ele conhece”, afirmou a prima Ana Julia Araujo.
“É de partir o coração. Marcelo é uma pessoa tão gentil, é a última pessoa com quem isso deveria acontecer, eu acho. Os irmãos dele são tão pequenos e estão fazendo perguntas como se vão vê-lo de novo algum dia”, completou.
A manifestação realizada no domingo reuniu centenas de pessoas na Main Street, incluindo estudantes da turma de 2025, que marcharam com becas e capelos logo após a cerimônia de formatura. Gomes, que faz parte da banda da escola, estava escalado para tocar bateria na cerimônia.
“Marcelo era um bom garoto. Ele estava empolgado com o futuro, não fez absolutamente nada de errado. Ele estava indo inocentemente para um treino e foi alvo”, disse a namorada Julianys Rentas.
Motoristas que passavam pelo local demonstraram apoio buzinando durante o protesto. “Devastador isso estar acontecendo em nossa comunidade com crianças boas, que vão à escola e fazem a coisa certa”, afirmou Laurie Cunningham, mãe de um estudante.
A governadora de Massachusetts, Maura Healey, divulgou nota cobrando explicações do governo federal.
“Estou perturbada e indignada com os relatos de que um estudante da Milford High School foi preso pelo ICE a caminho do treino de vôlei ontem. Mais uma vez, autoridades locais e policiais ficaram no escuro, sem aviso prévio e sem respostas para suas perguntas. Estou exigindo que o ICE forneça informações imediatas sobre por que ele foi preso, onde ele está e como seu devido processo está sendo protegido. Meu coração está com a comunidade de Milford em um dia que deveria ser de celebração. A administração Trump continua a espalhar medo em nossas comunidades e isso nos torna todos menos seguros”, disse.
Segundo um estudante que estava no carro em que quatro alunos se dirigiam a um treino, eles foram abordados por três veículos sem identificação. Os agentes questionaram a documentação de todos e levaram apenas Gomes, que dirigia. O jovem, que não quis se identificar, disse ser também indocumentado, mas foi poupado por ser menor de idade. Segundo ele, o grupo não cometeu nenhuma infração de trânsito.
O caso acendeu o alerta em escolas e autoridades locais. O chefe da polícia local, Robert Tusino, disse que só soube da prisão após o ocorrido. “Queremos um diálogo aberto com o governo federal sobre quem está sendo detido, por que está sendo detido. Não queremos pessoas sendo levadas embora apenas por estarem aqui ilegalmente”, afirmou.