Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de janeiro de 2024
Com a assinatura da ordem de serviço pela prefeitura de Porto Alegre na semana passada, começam nesta segunda-feira (15) as obras de revitalização da travessa coberta Acilino de Carvalho, que liga a Rua da Praia à Andrade Neves, no Centro Histórico. O investimento é de R$ 435 mil para restauração de piso, telhado e paredes, dentre outros. Um novo projeto paisagístico também será implementado.
A Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPae) prevê a conclusão em seis meses, com trabalhos a cargo de empresa terceirizada. O local abriga diversos estabelecimentos, incluindo o Cine Victoria, hotel, agências lotéricas e espaço com terminais bancários, além de acesso a prédios comerciais.
Detalhes
O novo pavimento contará com pedras removidas da Rua da Praia, que passa por obras desde o ano passado. Já tijolos à vista das paredes serão recuperados para preservar uma das principais características da travessa. A iniciativa abrange, ainda, a solução de problemas identificados no sistema de calhas para escoamento de água da chuva.
Conforme o titular da SMPAE, Cezar Schirmer, a revitalização de espaços icônicos da região é fundamental para reforçar entre os cidadãos o senso de pertencimento: “A iniciativa, assim como tantas outras, proporcionará um espaço renovado e funcional, com preservação do patrimônio urbano e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
“Rua 24 horas”
No final da década de 1990, um projeto chegou a prever o funcionamento inédito dos quase 100 metros da Travessa Acilino de Carvalho como “Rua 24 horas”, com estabelecimentos abertos também durante as noites e madrugadas. Mas uma série de fatores (segurança pública, perfil de negócios ali instalados etc.) contribuiu para que a ideia jamais saísse do papel.
A configuração também não ajuda. Com suas duas extremidades acessíveis a qualquer pessoa durante a madrugada e sem a presença contínua de uma serviço público ou privado de segurança em horários não comerciais, bem como nos domingos e feriados, o local tem enfrentado um processo de degradação nos últimos anos.
Viaduto da Borges
A poucas quadras dali, prosseguem as obras de revitalização do Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros. O cronograma da prefeitura – iniciado em novembro de 2022 – prevê a conclusão dos trabalhos em maio deste ano. O custo total é de quase R$ 14 milhões, incluindo restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura.
Além da reforma dos elementos construtivos e decorativos (com a substituição do cirex, revestimento característico do viaduto), estão em andamento a instalação de pisos externos e internos, novas redes elétricas e hidráulicas, bem como restauro das estátuas centrais, pintura e lixamento das salas (a maioria utilizadas como lojas ao longo das últimas décadas), dentre outros.
A estrutura também contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê, ainda, investimentos em sinalização viária, turística e comercial. Ainda não há informações sobre o processo de reocupação dos espaços comerciais.
(Marcello Campos)