Sexta-feira, 01 de julho de 2022

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Confira quais são os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil

Nos últimos meses, chegaram no mercado ao menos meia dúzia de carros elétricos no Brasil. Ainda assim, somando com os híbridos, eles representam menos de 2% das vendas totais de automóveis no país.

Isso porque as vendas são inversamente proporcionais aos preços. O carro elétrico mais barato do nosso mercado, por exemplo, é um subcompacto e custa R$ 150 mil, valor suficiente para comprar um sedã médio.

Além disso, a modesta estrutura de recarga e a autonomia limitada são fatores que deixam os modelos a eletricidade ainda distantes do público geral.

Confira a lista dos carros elétricos mais baratos do Brasil.

JAC E-JS1 – R$ 149.900

O E-JS1 é um dos recentes lançamentos de elétricos no país, e figura como o mais barato da lista por R$ 149.900. Ele foi desenvolvido na China em parceria com a Volkswagen e tem 300 km de autonomia, de acordo com o padrão NEDC, mais antigo e otimista.

Seu motor tem 62 cv, menos que o de um Renault Kwid (70 cv), mas o torque de 15,3 kgfm é semelhante ao de carros equipados com motor 1.6 aspirado. Segundo a JAC, o pequeno hatch acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.

JAC iEV20 – R$ 159.900

É curioso, mas o iEV20 é a versão anterior do E-JS1. Só que custa mais que o modelo atual. Esse estranhamento pode ser explicado pelo motor um pouco mais potente, com 68 cv e 21,9 kgfm, e pela autonomia, que chega aos 400 km no mesmo padrão NEDC. É tabelado atualmente em R$ 159.900.

JAC iEV40 – R$ 189.900

Fechando o pódio, mais um modelo da JAC. Nesse caso, um crossover compacto. Oferecido por R$ 189.900, ele é o último representante da lista abaixo dos R$ 200 mil. Com alguns anos de mercado, o iEV40 parece defasado em termos de desempenho e autonomia.

Seu alcance de 300 km, também no otimista ciclo NEDC, pode ser menor que o dos próximos modelos desse ranking na prática. Com 115 cv e 27,5 kgfm de torque, o motor segue pelo mesmo caminho. Ao menos oferece mais espaço interno do que quase todos os concorrentes aqui citados.

Renault Zoe – R$ 204.990

A nova geração do Renault Zoe chegou ao Brasil poucos meses atrás. Não percebeu? Isso porque o visual mudou muito pouco, ao menos no exterior. Mas não significa que o hatch não seja moderno, uma vez que suas linhas sempre foram atuais.

As grandes melhorias do Zoe estão no motor, agora com 135 cv e 25 kgfm, e na autonomia, que chega a bons 385 km no padrão WLTP. Junto com as novidades está um aumento no preço. O Zoe parte agora de R$ 204.990.

Fiat 500e e Mini Cooper S E – R$ 239.990

No quinto lugar do ranking, um empate. Os recém-lançados Fiat 500e e Mini Cooper S E custam o mesmo, e também devem disputar o mesmo cliente. Os dois são compactos com proposta urbana e estilo retrô.

O Mini, com autonomia de 234 km, fica mais preso às cidades, enquanto o Fiat pode rodar até 320 km com uma carga completa da bateria. Mas o hatch de origem britânica compensa na potência. São 184 cv e 27,5 kgfm, contra 118 cv e 22,4 kgfm. No fim das contas, ambos esbanjam carisma.

Peugeot e208 GT – R$ 244.990

O mais recente lançamento entre os elétricos é o sétimo colocado entre os mais em conta. Pelos R$ 244.990 pedidos pela Peugeot, o cliente leva para casa a versão elétrica do hatch compacto.

Produzido na França, tem acabamento ainda melhor que o da variante a combustão. Seu motor elétrico entrega 136 cv e 26,5 kgfm de torque, e o pequeno leão acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. A autonomia é de 340 km.

JAC E-JS4 – R$ 249.900

Único SUV da relação, o JAC E-JS4 oferece mais espaço pelo mesmo preço de seus rivais. Ou quase isso. Mais próximo do fim da lista que do começo, ele custa praticamente R$ 250 mil. Em troca, além da ampla área para os ocupantes, tem motor de 150 cv e 34,7 kgfm. A autonomia, segundo o padrão NEDC, é de 420 km.

Nissan Leaf – R$ 277.990

Um dos primeiros modelos elétricos à venda no Brasil, o Nissan Leaf tem vivido em uma espécie de limbo com tantos lançamentos no segmento. Ainda assim, o hatch médio se mantém entre as opções mais baratas (ou menos caras).

Porém, sua tabela vai se aproximando dos R$ 300 mil. Usando um outro padrão de medição, o EPA, o Leaf tem autonomia de 272 km, menos que os rivais. A potência é de 149 cv.

BMW i3 – R$ 304.950

Fechando a lista, o BMW i3 atualmente é oferecido apenas na versão elétrica, sem o extensor de autonomia. Dessa forma, a autonomia “no uso cotidiano”, segundo a BMW, é de 260 km, e a potência chega a 170 cv.

Dono de um visual marcante, o i3 traz soluções interessantes como porta de abertura invertida e parte do acabamento de madeira. Mas a marca BMW cobra por isso, e sua tabela já começa acima dos R$ 300 mil.

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