Domingo, 03 de julho de 2022

loader

Convenção entrega primeira versão de nova Constituição do Chile

Uma primeira versão da nova Constituição do Chile foi entregue pela Convenção Constitucional (grupo de deputados eleitos para escrever a Carta Magna) nesta segunda-feira (16).

O texto inclui um “catálogo de direitos sociais” para atender a demanda dos chilenos por mais igualdade social.

A presidente da Convenção, María Elisa Quinteros, afirmou que o texto responde “anseios de milhões de cidadãos e cidadãs, que transversalmente depositaram, neste processo, seus sonhos e esperanças”.

A entrega foi realizada durante uma sessão especial do plenário (a 104ª desde que a Convenção foi instaurada, em 4 de julho do ano passado), aos pés das ruínas de Huanchaca, monumento nacional instalado em Antofagasta, cidade 1.330 km ao norte de Santiago.

“Neste texto materializa-se uma nova forma de nos relacionarmos; uma nova forma de entender a vida no nosso país, na qual todos e todas podem se sentir protegidos. Com estas normas e artigos começamos a construir um Chile mais justo”, disse Quinteros.

Para sua revisão, o rascunho de 499 artigos foi entregue à Comissão de Harmonização, que deve zelar por sua ordem e coerência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia Federal chama partidos para tratar da segurança dos presidenciáveis
Polícia prende estudantes brasileiros que traficavam no exterior
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play