Segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

loader

Devido à baixa procura, teleatendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 é encerrado em Porto Alegre

O serviço de telemedicina voltado a moradores de Porto Alegre com sintomas de Covid-19 foi finalizado na terça-feira (30) em razão da baixa procura por atendimentos nas últimas semanas.

A iniciativa da prefeitura, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), iniciou em abril do ano passado.

De acordo com a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda, foram realizados mais de 5,2 mil atendimentos gratuitos por meio da plataforma Conexão Santa Casa, ferramenta de telemedicina desenvolvida pela instituição. “Tenho certeza de que as ações foram bem sucedidas. Em momentos críticos da pandemia, trouxemos um importante resultado para toda a comunidade”, destacou Lucia.

O atendimento foi realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais e acadêmicos da UFCSPA e da Santa Casa. “É fundamental valorizar os 65 voluntários que trabalharam 24 horas por dia, honrando, assim, o exercício de suas profissões”, destacou o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antônio Kalil.

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou, durante os 19 meses, suporte da Vigilância em Saúde e acesso ao sistema de gerenciamento de consultas.  O sistema possibilitou a emissão de autorizações para exames em laboratórios credenciados. Os custos dos exames foram cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Esse sistema facilitou o atendimento, possibilitando que o paciente com suspeita de Covid-19 não necessitasse sair de casa para receber uma orientação ou avaliação. Um serviço de extrema importância durante uma pandemia”, disse o secretário Mauro Sparta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Prefeitura de Porto Alegre cancela a festa de Réveillon na Orla do Guaíba
Seis homens e uma mulher são escolhidos para jurados no julgamento do incêndio na Boate Kiss
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play