Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Dezoito migrantes morrem trancados em caminhão abandonado na Bulgária

Dezoito migrantes foram encontrados mortos em um caminhão abandonado na entrada de Sofia, capital da Bulgária. Eles estavam na caçamba de um caminhão, que, segundo a polícia, estava trancada por fora. A hipótese da polícia é a de que eles morreram por asfixia.

Nos últimos meses, o país dos Bálcãs vem recebendo um fluxo de pessoas sem precedentes desde a crise migratória de 2015 na Europa. O Ministério do Interior da Bulgária afirmou que as hipóteses apontam para que o veículo estivesse transportando imigrantes de forma ilegal. A pasta afirmou que havia 40 pessoas no total dentro do caminhão – as outras 12 foram hospitalizas, dez delas em estado grave.

“Segundo os primeiros indícios, o veículo transportava ilegalmente cerca de 40 migrantes escondidos debaixo madeiras”, anunciou o Ministério.

A causa das mortes ainda é desconhecida, mas a polícia firmou que o interior do veículo tinha pouco oxigênio quando oficiais abriram a porta. A hipótese de um acidente na estrada foi descartada.

O caminhão estava abandonado a 20 quilômetros da entrada de Sofia quando foi encontrado, na sexta-feira (17), pelos policiais.

Através de investigações preliminares, a polícia já deteve três pessoas suspeitas de ter envolvimento com o caminhão, segundo anunciou o chefe do serviço de investigação da polícia local, Borislav Sarafov.

Outros casos

Esta não é a primeira vez em que migrantes são encontrados trancados dentro de caçambas de caminhões.

No ano passado, em um dos casos mais mortais na fronteira entre México e Estados Unidos, a polícia do Texas encontrou 50 migrantes mortos também em um caminhão abandonado no estado. A tsuspeita é de que eles morreram por hipotermia – termômetros registravam mais de 39ºC na região.

Nesta semana, mais de 30 migrantes que tentavam chegar aos Estados Unidos morreram quando o ônibus em que estavam despencou de um penhasco no Panamá.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Estados esperam fechar acordo para recompor ICMS até março
Mesmo com o calote das Lojas Americanas, o banco Safra tem lucro recorde de R$ 2,2 bilhões em 2022
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play