Domingo, 02 de agosto de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de agosto de 2026
Dois helicópteros se chocaram no ar, enquanto combatiam um dos múltiplos incêncios que devastam inúmeras áreas florestais pela Grécia, neste domingo, 2. As aeronaves Bell colidiram sobre a região de Pstah, a oeste de Atenas, segundo informação do Corpo de Bolbeiros.
A emissora estatal ERT informou que um tripulante havia sido encontrado em segurança. Não há, até o momento, a confirmação de mais quantos oficiais estavam embarcados, nem seu estado de saúde.
“Equipes de busca e resgate foram imediatamente mobilizadas para localizar e socorrer as tripulações”, disse o Corpo de Bombeiros.
“Quando os ventos sopram com tamanha força, nem mesmo as dezenas de aeronaves de que dispomos conseguem operar com segurança”, escreveu no Facebook o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, ao se referir a ventos que chegaram a 100 km/h.
Em uma semana, mais de 16 mil hectares de florestas e terras agrícolas foram devastados pelas chamas neste país golpeado pela crise climática, assim como todo o conjunto da bacia mediterrânea.
Atingida todo verão por incêndios em decorrência das frequentes ondas de calor e da seca, a Grécia havia se mantido até agora relativamente a salvo dos grandes focos que castigaram França e Espanha no início da temporada de verão no hemisfério norte.
Agora, em plena temporada turística, o país está em estado de alerta máximo. “Há momentos em que a natureza e a intensidade dos fenômenos meteorológicos superam qualquer planejamento humano e qualquer capacidade operacional”, assinalou Mitsotakis./