Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Economia dos Estados Unidos desacelera do 1º trimestre

A economia dos Estados Unidos sofreu desaceleração acentuada no 1º trimestre, crescendo a uma taxa anualizada de 1,6% em relação aos três meses anteriores, num cenário de juros elevados. No quarto trimestre de 2023, a expansão anualizada tinha sido de 3,4%. No entanto, os consumidores, principal motor do crescimento do país, continuaram gastando em um ritmo forte.

Ainda assim, a economia americana deverá responder por 26,3% do PIB mundial neste ano, maior proporção em quase duas décadas, conforme projeções recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI). A participação da Europa no PIB global caiu 1,4 ponto percentual desde 2018, e a do Japão, 2,1 pontos. Em contraste, a participação dos EUA avançou 2,3 pontos. A fatia da China também cresceu, mas era equivalente a 67% da economia americana em 2018 e deve encerrar o ano em 64%.

Taxa atualizada

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos subiu 1,6% em taxa anualizada no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a segunda leitura do indicador divulgada na quinta-feira (25) pelo Escritório de Análises Econômicas (BEA, na sigla em inglês). A leitura ficou abaixo do consenso de 2,4% previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal e abaixo do crescimento de 3,4% registrado no quarto trimestre de 2023.

De acordo com o BEA, a leitura mostrou um aumento de gastos do consumidor, investimentos em imóveis residenciais e não residenciais e gastos dos governos estaduais e locais que foram em parte anulado por queda nos investimentos em estoques privados. Nos gastos com consumidor, houve aumento em serviços que foi parcialmente anulado por uma queda nos gastos com bens.

“Comparado com o quarto trimestre, a desaceleração do PIB reflete principalmente redução de gastos com consumo, exportações e investimentos do governo”, informa o BEA.

Já o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed), disparou 3,4% no primeiro trimestre, bem acima dos 1,8% registrados no quarto trimestre de 2023. O núcleo do indicador, que exclui preços de itens considerados voláteis, subiu 3,7% no mesmo período ante 2% no trimestre anterior.

Por fim, a renda pessoal disponível dos americanos agora mostra aumento para US$ 407,1 bilhões no primeiro trimestre de 2024, ante crescimento de US$ 230,2 bilhões no quarto trimestre do ano passado. As informações são do jornal Valor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Prefeito, governador e presidente da República se manifestam sobre o incêndio que matou dez pessoas em Porto Alegre
Impostos nas vendas on-line será recolhido no destino
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play