Quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de setembro de 2025
O governador Eduardo Leite participou, nessa quarta-feira (17), do evento “J. Safra Investment Conference 2025″, realizado em São Paulo. A programação reuniu líderes políticos e do mercado financeiro para debater os desafios do País. Leite integrou um painel ao lado do colega de Goiás, Ronaldo Caiado, tendo como mediador o presidente-executivo do banco Safra, Alberto Monteiro.
Durante sua manifestação, Leite falou sobre a experiência do Rio Grande do Sul na jornada pelo equilíbrio das contas: “Os desafios são também um caminho para destravar oportunidades, assim como fizemos no Estado. Assumi o governo em um cenário muito desafiador, estrangulado pelo desajuste fiscal”.
O chefe do Executivo do Rio Grande do Sul emendou, em seguida: “Enfrentamos esse quadro com reformas administrativa e previdenciária, profundas e estruturantes. Com isso, reduzimos de 80% para 60% o custo da folha de pessoal sobre a receita corrente do Estado”.
Ele apontou o ajuste fiscal como um dos fatores decisivos para superar os desafios do País: “Os Estados não são ilhas, por isso desejamos que o país como um todo vá bem, que destrave a sua economia, hoje pressionada pelo desequilíbrio fiscal. As grandes discussões do Brasil deveriam estar focadas em como buscar esse equilíbrio, recuperando também a capacidade política de dialogar”.
Por fim, Leite reforçou a importância da sustentabilidade fiscal para garantir o atendimento das necessidades da população:
“O ajuste fiscal não é um fim em si mesmo, mas é fundamental para oferecer bons serviços públicos. O cuidado com as contas não é incompatível com investimento público e sensibilidade social – provamos isso no Rio Grande do Sul. Cuidar das contas é justamente o que nos permitiu abrir espaço para investimentos e cuidar das pessoas”.