Sábado, 04 de maio de 2024

Em jogo atrasado do Brasileirão, Grêmio perde por 2 a 1 para o líder Atlético-MG

Em jogo atrasado válido pela 19ª rodada do Brasileirão contra o líder do campeonato, Atlético-MG, o Grêmio perdeu por 2 a 1. O time comandado por Vagner Mancini acumulou grandes oportunidades nos minutos iniciais da partida, tendo inclusive um gol anulado, mas foi o Galo quem abriu o marcador. A derrota mantém o Tricolor na vice-lanterna, com 26 pontos. O próximo desafio será o Grenal deste sábado (6), no Beira-Rio.

A torcida gremista não poderá comparecer ao estádio, graças à uma liminar aceita pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que determina que o time jogue com os portões fechados e não receba carga de ingressos em partidas como visitante.

Jogo

O jogo começou movimentado e logo nos primeiros segundos, os donos da casa chegaram com perigo ao campo de defesa tricolor. Pela esquerda, Hulk fez um cruzamento e Zaracho desviou de cabeça, mandando por sobre a meta. Mas o Tricolor respondeu de imediato, com duas boas chances.

Aos 2 minutos, Borja recebeu no meio e chutou, mas a bola explodiu na trave. No rebote, Douglas Costa, da esquerda, cruzou para o centroavante, que empurrou para o fundo das redes, mas o gol foi anulado por impedimento do jogador.

Com 8 minutos jogados, Douglas Costa fez boa jogada individual, passando pela marcação e cruzando na pequena área, mas a defesa afastou pela linha de fundo. Em uma nova jogada, Lucas Silva acionou Borja, já na área, que chutou cruzado, mas a bola saiu à direita da meta – por detalhe não entrou. E o colombiano seguiu levando perigo. De fora da área, quase surpreendeu o goleiro Éverson, arriscando de longe e acertando novamente o poste.

Mas apesar das chances do Grêmio, foi o Galo quem abriu o marcador, aos 12’. Após um bate-rebate, Zaracho levou a melhor e de dentro da área, chutou. A bola ainda desviou em Cortez ante de parar no fundo do gol.

Os gremistas tiveram uma nova oportunidade, desta vez com Lucas Silva, que chutou forte, de longa distância, obrigando o goleiro mineiro a fazer boa defesa.

Aos 28’, os mineiros tiveram uma falta a seu favor. Nacho cobrou e Chapecó afastou de soco. No contra-ataque, Douglas Costa se lançou em velocidade, mas acabou parado pela marcação adversária dentro da área.

Com 35’ jogados, o técnico Vagner Mancini providenciou a primeira mudança na equipe, colocando Campaz, no lugar de Villasanti. Na sua primeira participação no jogo, o colombiano arriscou um chute, exigindo boa defesa do arqueiro mineiro.

Trocando passes com qualidade, o Tricolor tentou na reta final, mas Allan desviou pela linha de fundo o cruzamento de Rafinha. Nos acréscimos, Ferreira passou pela marcação em velocidade e serviu Borja, que chutou – mais uma vez, a zaga mineira desviou, mandando a escanteio. Na cobrança, o centroavante desviou de cabeça para o gol, mas a bola passou novamente raspando o poste.

O Grêmio voltou a campo com a mesma formação que encerrou a etapa inicial.

No primeiro minuto, Ferreira fez uma boa jogada e finalizou, mas após a bola bater em Guga, ela saiu pela linha de fundo. Em seguida, foi a vez de Campaz servir Douglas Costa. O meia cruzou, mas a defesa mineira fez novo corte.

Outra chance tricolor saiu dos pés de Lucas Silva, que passou pela marcação e chutou forte, mandando por sobre a meta, aos 3’. No minuto seguinte, Rafinha fez um cruzamento para Borja, que desviou de cabeça. Éverson defendeu no meio do gol. Já a primeira oportunidade do Galo no segundo tempo saiu aos 5 minutos, quando Arana invadiu a área e finalizou, mas a bola explodiu em Rafinha e saiu.

Foi aos 10 minutos da etapa complementar, que o Grêmio chegou ao empate com Campaz. Borja, como pivô, rolou para o meia já na área, que mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual no Mineirão.

O Atlético-MG tentou voltar a frente no marcador e pressionou. Aos 16’, Allan invadiu a área e chutou cruzado, obrigando boa defesa de Chapecó.

Passados 25 minutos, o Galo teve uma falta a seu favor, próximo a grande área. Nacho cobrou, a bola explodiu em Campaz e, após análise do VAR, arbitragem assinalou pênalti do colombiano, por colocar o braço na bola. Na cobrança, Vargas bateu no canto direito da meta gremista, assinalando o segundo gol.

No final, com 43 minutos jogados, o Grêmio teve uma falta da intermediária de ataque. Douglas cobrou, mas a defesa cortou.

Ficha técnica

— Atlético-MG: Everson, Guga (Mariano), Réver, Junior Alonso, Guilherme Arana, Allan, Tchê Tchê (Jair), Zaracho (Savarino), Nacho Fernández, Hulk (Vargas) e Diego Costa. Técnico: Cuca.

— Grêmio: Gabriel Chapecó, Rafinha, Ruan, Pedro Geromel, Bruno Cortez, Thiago Santos (Jhonata Robert), Lucas Silva (Mateus Sarará), Villasanti (Campaz), Ferreira (Alisson), Borja (Diego Souza) e Douglas Costa. Técnico: Vagner Mancini.

— Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP). VAR (árbitro de vídeo): José Cláudio Rocha Filho (SP). Quarto árbitro: Ronei Cândido Alves (MG).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

A desconfiança no sistema eleitoral, impulsionada por Donald Trump, mesmo antes da votação, ameaça um dos pilares da democracia nos Estados Unidos
STJD define punição do Grêmio após confusão diante do Palmeiras
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play