Sábado, 02 de novembro de 2024

Em meio a adiamentos do programa “Voa Brasil”, Lula reclama de preço de passagens: “Muito caras”

Em meio a uma série de adiamentos do programa “Voa Brasil”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (09) que as passagens aéreas no Brasil estão “muito caras”.

A declaração foi feita durante evento com prefeitos para anunciar uma parceria de R$ 730 milhões com os municípios para combater o desmatamento e incêndios florestais na Amazônia. A agenda ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Parabéns, prefeitos e prefeitas, pelo sacrifício de vocês saírem das cidades de vocês e virem para cá num tempo em que as passagens de avião estão muito caras, muito caras”, afirmou.

No mês de setembro de 2023, França deixou a pasta em uma reforma ministerial promovida pelo presidente Lula, ainda sem lançar o programa. Assumiu Silvio Costa Filho. O lançamento estava previsto para janeiro de 2024, o que não aconteceu. Agora, a expectativa é que o programa seja oficializado ainda este mês.

Quem terá direito?

Em um primeiro momento, serão atendidos pelo programa:

– 21 milhões de aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com renda de até dois salários-mínimos
– 700 mil alunos do ProUni (Programa Universidade para Todos)

O foco será as pessoas que nunca viajaram de avião ou que não tenham viajado nos últimos 12 meses. De acordo com o Ministério, está prevista a emissão de cinco milhões de passagens. O valor também será de R$ 200.

Os beneficiários do Voa Brasil poderão adquirir as passagens ao longo de todo o ano. No entanto, poderá haver maior oferta dos bilhetes durante os meses de baixa temporada. Em meses de grande movimento (férias escolares e fim de ano), a disponibilidade de passagens dependerá de alguns fatores, segundo o governo.

Como vai funcionar?

O governo descarta qualquer subsídio ou aporte de dinheiro público para baratear as passagens. A ideia é do programa trabalhar a comercialização de assentos ociosos nas aeronaves.

A ociosidade em voos rondou a casa dos 20% em determinados meses de 2023, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). As companhias aéreas Latam, Gol e Azul estão confirmadas como participantes do programa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Comissão do Senado aprova projeto que viabiliza isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos
Pesquisa de mobilidade ocorre na avenida Sertório nesta semana em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play