Domingo, 19 de outubro de 2025

Em visita à Romênia, primeira-dama dos Estados Unidos se encontra com refugiados ucranianos

A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, acompanhada pela primeira-dama romena Carmen Iohannis, visitou uma escola neste sábado (7) onde conversou com educadores ucranianos e romenos, mães ucranianas e crianças.

Após sua visita, Jill conversou brevemente com os repórteres antes de embarcar em um avião, discutindo o impacto emocional de sua visita à escola e a bravura das mães que conheceu.

“Foi tão emocionante, certo? Acho que realmente os ucranianos sabem que estamos com eles”, disse Biden a repórteres. “Você pode ver, essas crianças realmente sofreram”, acrescentou.

“De muitas maneiras, os professores são a cola que ajuda essas crianças a lidar com seus traumas e emoções e ajudam a dar a elas uma sensação de normalidade”, disse Jill  Biden.

Dentro de uma sala de aula, as crianças disseram a Jill que estavam contornando suas mãos e fazendo recortes de cópias das bandeiras ucranianas e romenas. A certa altura, uma garotinha se aproximou da primeira-dama segurando seu recorte de mão da bandeira ucraniana. Biden pediu que ela compartilhasse sua mensagem, e um tradutor ao lado da garota afirmou que ela disse: “Quero voltar para meu pai”.

Biden sentou-se em uma mesa para conversar com um grupo de crianças que, segundo seu professor, estava trabalhando em um desenho de como seria o mundo sem guerra.

As primeiras-damas também tiveram uma sessão de escuta com educadores e refugiados.

Anastasia Konovalvoa, uma professora ucraniana que fugiu em março para a Romênia, estava entre os que compartilharam sua história.

“Atravessei a fronteira com meu filho de 3 anos e só pensava em como salvar meu filho de uma cidade bombardeada”, disse ela. “Graças a Deus o povo romeno estava aqui. Acho que nem eles esperavam que pudessem ser tão maravilhosos porque você não espera isso das pessoas”.

“Estamos com você”, disse Biden a ela. “Espero que você saiba disso”, acrescentando mais tarde, “eu acho que vocês são os incríveis, realmente”.

Biden também agradeceu a Iohannis e disse que os romenos são “heróis”.

Após a sessão de audição, as primeiras-damas foram para fora, onde os alunos cantaram o hino nacional romeno, seguido pela canção da marcha militar ucraniana. Jill Biden agora está indo para a Eslováquia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Conselho Nacional de Justiça faz sugestões para proteção de crianças em processos de separação
Doenças inflamatórias intestinais crescem quase 15% ao ano no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play